Firmeza e Assentamento (Umbanda)
Antes de falar sobre o assunto, a leitura
recomendada, trazendo maiores informações é:
“Rituais de
Umbanda” de Rubens Saraceni, editora Madras.
De forma resumida, podemos dizer que firmeza é uma
força ou poder firmado e assentamento, a força ou o poder assentado.
Forças são as das entidades e poder é dos Orixás.
Firmamos uma força quando, por exemplo, acendemos uma
vela, essa é a maneira mais simples de firmar força.
Ao acender tal vela, porém, há de se ter fé e força
mental. Esse ato deve vir com força e convicção do íntimo, do contrário é
apenas e tão somente uma vela acesa.
Desse ato então dizemos que ali, naquela vela, uma
força está firmada porque firmar significa que tal força vibrará e repercutirá
enquanto a vela estiver acesa, finalizando sua tarefa quando se apagar.
A vela é um recurso de ligação nossa com o Orixá ou
com o Guia Espiritual.
Potencializamos a firmeza da vela quando, por
exemplo, escolhemos cores que correspondem aos Orixás ou Guias Espirituais.
Pontos riscados potencializam ainda mais a firmeza da
vela.
Exemplos de firmezas para Orixás:
Para Oxalá - um prato branco ou transparente, com
água, oferecer a Oxalá e colocar uma
vela branca de sete dias, firmeza de Oxalá. A água de fonte pode ser usada,
pois é água de Oxalá.
Para Yemanjá - bacia ou um prato, colocar água de mar
e oferecer uma vela azul claro a Iemanjá, firmeza de Iemanjá. (água com sal
grosso pode substituir a água do mar)
Para Oxossi - folhas verdes e frescas, variadas ou
ervas e colocar uma vela verde para Oxóssi, firmeza para Oxóssi.
Lembrando que apenas
a vela já é uma firmeza.
Nos altares dos terreiros, conga, há firmezas e
assentamentos.
Podemos fazer firmezas em nossas casas e em auxílio
ao nosso próximo.
Podemos fazer ainda, firmezas para as entidades
pedindo força, proteção e amparo sempre que assim julguemos necessário.
A partir do momento que está firmada, aquela vela tem
um dono, então se aparecer algum espírito – porque o medo do Espírita é acender
vela e atrair espíritos – mas, o Umbandista não porque toda vela que o
Umbandista acende tem um dono. Então, se a vela é de Ogum, de Oxóssi, de Xangô,
do Caboclo, se alguém se aproximar daquela vela vai ser encaminhado.
Podemos acender velas a vontade desde que entre nós e
ela, seja estabelecido um vínculo, força, desde que a ofereçamos com fé e foco
na mente. Isto é firmeza.
O assentamento é uma força assentada, às vezes,
costuma-se dizer: “assentamento é uma força plantada, é uma força enraizada”.
Firmeza é algo provisório, enquanto a vela está acesa
está firmada, apagou, não está mais ali
a força, o vínculo.
A firmeza de
Anjo da Guarda é uma das firmezas mais importantes para os médiuns de Umbanda.
Algumas pessoas firmam seus anjos de guarda com vela de sete dias
substituindo-a assim que termina.
O assentamento é uma estrutura de força para dar
sustentação e base a um trabalho espiritual.
A diferença entre “força firmada” e “força assentada”
é que a força assentada é permanente, dá
sustentação ao trabalho, inclusive se no assentamento as velas apagarem, o
assentamento continua vivo e atuante por meio de outros elementos que existem
ali.
Geralmente o assentamento costuma ser a força de
sustentação de um Terreiro, assentamento é a força de sustentação de uma Casa,
de um Templo que está recebendo pessoas.
Dentro de um Terreiro costuma-se ter no mínimo dois
assentamentos que é o “assentamento do altar” e o “assentamento da tronqueira”
– o assentamento da Esquerda.
A palavra “tronqueira” vem de tronco, antigamente se chamava
de tronqueira aqueles troncos que se usavam na entrada das fazendas, quando não
havia porteira, havia o tronco, aquilo é
uma tronqueira.
Tronqueira é o que bloqueia a entrada.
Os terreiros têm altar por influência da igreja
católica e sua função é colocar na horizontal, a energia que nele penetra
verticalmente.
É no altar que se faz assentamento e geralmente é
para o Orixá de frente de seu dirigente encarnado.
Na tronqueira se fazem os assentamentos de Exu e
Pomba Gira também para o dirigente da casa, ou seja, para os Guardiões que o
acompanham.
O assentamento é feito com elementos da natureza na
força do Orixá ou na da entidade espiritual chefe da casa que, normalmente, é
quem indica como e com o que esse assentamento será feito.
O assentamento não é fundamento, é sustentação ao
trabalho da casa. Fundamento é a teoria da religião de Umbanda.
Ao montar um terreiro, normalmente, a primeira coisa
que se faz é o assentamento que é o fundamento particular daquela casa
específica.
O “Otá” é muito usado, esta palavra significa pedra
na língua Nagô Yorubá.
A ideia dos assentamentos, na Umbanda, é influência do Candomblé.
Uma vez o médium tendo recebido, por missão
espiritual, a abertura de um Terreiro, recomenda-se que, de forma alguma pague
a alguém para que faça o assentamento de sua casa.
O correto é que o guia espiritual do médium diga como
esse assentamento deve ser feito.
A insegurança do médium é comum nesses casos, mas,
talvez, tal insegurança revele que o mesmo não esteja devidamente preparado
para assumir a missão. Talvez, um pouco mais de tempo e de maturidade, nesses
casos, se façam necessários.
A Umbanda é simples, por isso, mais vale um
assentamento bem simples, que outro feito a custos altos e com energias alheias
às suas.
No Candomblé, os assentamentos costumam ser bem complexos
muito diferentes dos de Umbanda.
“Ninguém
assenta fora o que não está assentado dentro”.
É a primeira e grande lição da Umbanda no que se
refere a assentamento.
O Templo é uma exteriorização do que está dentro de
você, receber pessoas no seu Templo, no seu Terreiro, é recebê-las no seu
coração. O altar do seu Templo deve estar no alto, no topo do altar do seu
Templo, aquilo que está no topo do altar do seu coração. (Alexandre Cumino)
Você precisa
de um assentamento simples, construído com muito amor. Você não precisa de
muitos elementos, você precisa de muito sentimento, amor e verdade no que você
está fazendo, ali está a sua verdade.
Montar assentamento com “Otá” é bem simples, só vai
exigir de você que busque a pedra, seja dentro ou fora da natureza, no
comércio, por exemplo.
Os cristais são bons Otás, basta que sejam
correspondentes à força que se queira assentar.
Na pedra você vai construir o seu assentamento.
O mais simples
é:
Pegar a pedra se veio do comércio, deve-se limpar com
água e sabão, defumar, colocar no sal
grosso de um dia para o outro, depois enterrar e deixar mais 24 horas enterrada
para ter certeza que está totalmente neutra, limpa da energia de qualquer outra
pessoa que não seja você.
Passado o procedimento acima, envolva sua pedra, Otá,
num tecido, de preferência sem uso e limpo, vá à natureza, no ponto de força de
sua preferência, ou de seu Orixá de frente, ofereça a pedra, consagre-a e assente-a.
Flores, frutas, bebidas e velas podem compor esse
ritual. Todas, porém, correspondentes ao Orixá de frente.
Dessa forma será estabelecido um vínculo entre a
pedra, Otá, e o sítio vibracional escolhido.
É comum que,
nesse momento, ocorra a incorporação de Orixá ou de Guia/Mentor Espiritual,
naquela vibração, que consagrará, imantará e cruzará a pedra, estabelecendo
também ele um vinculo com o médium e com a pedra.
Finda a oferenda, espere até que as velas se apaguem.
O Otá, pedra,
é então envolta no tecido e levada ao terreiro. Já em sua morada, será
mergulhada num amaci, extrato de ervas correspondentes ao Orixá para o qual foi
consagrada, será coberta com pano e, ao seu redor, velas serão acesas.
Ocupará então, ao término de sete dias, quando as
velas terminarem de queimar, seu lugar no altar.
Esse assentamento, com Otá, é um vórtice de energia que
constantemente estará captando energia da natureza e trazendo para dentro do
Terreiro para sustentar o trabalho.
Depois de sete dias o Otá será descoberto, o Orixá ou
o Caboclo vem em terra para receber essa pedra, ela é retirada e é colocada
embaixo do altar. Ali a pedra pode ficar seca ou pode ficar dentro de um
recipiente com água. Ela fica em cima ou embaixo do altar, pode estar à vista
ou pode estar coberta.
Este é o assentamento
mais simples que existe, a forma mais simples de fazer um assentamento é com
“Otá” e é a base de sustentação de um altar.
Da mesma
maneira, na Tronqueira, também é construído um assentamento onde elementos,
escolhidos pelo Exu de trabalho, serão oferecidos para o Exu Guardião e para a Pombagira Guardiã do Templo.
Geralmente, no
assentamento de Esquerda, se coloca terra porque Exu trabalha muito a energia
da terra, mas, essa terra normalmente é colhida na mata, próximo a cachoeira,
próximo ao mar, ou seja, terra de vários sítios naturais representando dessa
forma, o universo.
Assentamentos normalmente são “alimentados” de sete
em sete dias para que permaneçam sempre iluminados.
O propósito do assentamento é dar sustentação
energética a todo um trabalho que está acontecendo.
Não se esqueça: melhor um assentamento simples feito
por você, com seu amor, com a sua mão do que um assentamento complexo que você pagou
que você gastou dinheiro e que não tem o seu amor, não tem o seu carinho, não
tem o seu cuidado. Pense nisso. ( Alexandre Cumino)
Além do modelo de assentamento acima citado, existem
vários outros, várias outras formas de montá-los e interagir com os mesmos.
Na Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, onde
Zélio de Moraes fundou a Umbanda, há um altar e embaixo do altar não há
assentamento físico, da maneira como se costuma fazer hoje em quase todos os
Terreiros de Umbanda.
Na primeira Tenda de Umbanda embaixo do altar há uma
firmeza, ou seja, uma vela branca de
sete dias firmada em cima de uma estrela de cinco pontas.
É uma firmeza
coletiva para Anjo da Guarda, o altar é feito com imagens Católicas e há uma
vela branca no altar também, não existe uma Tronqueira formal na Tenda Espírita
Nossa Senhora da Piedade, não há uma Tronqueira do jeito como a gente conhece,
do lado de fora há um cruzeiro.
Falamos de uma Tenda construída do lado de uma
cachoeira, então, aí não precisa de nada porque está dentro da natureza, dentro
do ponto de força, mas esse modelo de Tenda é o modelo da Tenda que havia sido
construída na cidade da mesma maneira, mas, no início dos trabalhos, quando se
abre uma sessão de Umbanda na Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, antes de
começar o trabalho são riscados os pontos no chão e várias firmezas são feitas.
Existe um documentário chamado “100 anos de Umbanda”
da Chama Produções, que mostra uma abertura de trabalho na Tenda Espírita Nossa
Senhora da Piedade.
No momento de
abrir o trabalho, o médium risca o ponto do Caboclo das Sete Encruzilhadas - o
ponto do Caboclo das Sete Encruzilhadas é um coração atravessado por uma fecha
– ali o médium risca o ponto do Caboclo das Sete Encruzilhadas, esse médium se deita
no chão, acende uma vela, coloca um copo d’água, põe uma flor e firma um
ponteiro – um ponteiro é como um punhal – ele firma um ponteiro que não é
jogado, ele é colocado, é estacado com a mão, colocado ali o ponteiro, firma-se
o ponteiro e ali se diz: “o ponto está firmado”, o ponto do Caboclo das Sete
Encruzilhadas.
São firmados vários pontos riscados na frente no
altar, são feitas várias firmezas em toda sessão antes de começar.
São feitas
várias firmezas, riscados todos esses pontos, eles tem uma apostilinha na qual estão
desenhados os pontos, eles são riscados no chão firmados com vela, bebida, flor
e um ponteiro em cada um deles, sempre antes de começar um trabalho.
Lá não há assentamento, mas em compensação cada vez
que se abre um trabalho tem que firmar todos esses pontos. Por isso é que o
Terreiro monta um assentamento, porque toda vez que o trabalho vai começar já
está assentado, essa é a questão. Não tem uma Tronqueira assentada, mas se faz
uma firmeza.
A Tenda é um
Terreiro que deve permanecer intacto, da maneira como era enquanto Zélio estava
encarnado, mas a grande maioria dos Terreiros de Umbanda tem um assentamento de
Esquerda e um assentamento de Direita ou o assentamento do altar e o
assentamento da Esquerda.
Existe, também, a possibilidade de se fazer um assentamento
pessoal, na nossa casa, repetindo: assentamento é algo feito para dar
sustentação a um trabalho, então, geralmente assentamento se faz no Terreiro, o
que a gente faz em casa é uma firmeza. Quando um médium tem um assentamento
pessoal em casa? Quando esse médium é muito ativo, quando esse médium trabalha
demais e principalmente quando esse médium atende em casa.
O assentamento feito para o Terreiro é chamado de
“assentamento coletivo”.
Existem assentamentos que são chamados de
“assentamentos de descarga”, a própria Tronqueira é uma forma de assentamento
de descarga, que é o assentamento de uma força, um vórtice - o assentamento se
torna um portal - um vórtice de energia e ali, naquele assentamento, que é um
vórtice de energia na Tronqueira, especificamente, está ali para absorver toda
a energia negativa e encaminhar essa energia para outra realidade, uma dimensão
paralela.
Existem assentamentos que são feitos para Orixá, como
esse, que a gente comentou e para os Guias e surgem muitas outras ideias de
assentamento, por exemplo, embaixo do altar, podemos construir um assentamento
que é chamado de “ponto radiante” ou “ponto irradiante” que seria um
assentamento simbólico para as sete vibrações de Umbanda, no qual se escolhem
sete pedras semipreciosas, consagra-se cada uma delas no seu local da natureza,
das sete vibrações ou das sete linhas, então, você escolhe sete Orixás, cada um
em um dos sete campos e ali você coloca essas sete pedras em cima de um disco
de cobre ou de aço e no centro do disco você põe uma vela, é uma forma de
assentamento.
No
assentamento da Esquerda é importante ter elementos voltados para fora,
elementos voltados para dentro.
Os elementos que são voltados para fora no
assentamento da Esquerda, podem ser tridentes, pregos, punhais, são
simbolicamente elementos de defesa e proteção contra energia externa. Então, a
construção de um assentamento de Orixá é muito simples, basicamente uma pedra.
A construção de um assentamento de Esquerda, de uma Tronqueira envolve o
conceito de que aquilo é um ponto de força e proteção.
Existem muitos conceitos de assentamento, porém, na
Umbanda há um problema de linguagem, é comum dizer para o médium: você vai
fazer um assentamento na sua casa, quando na verdade o que ele está fazendo é
uma firmeza.
Se tiver em casa, uma vela firmada para Exu, para
Pombagira, para Anjo da Guarda, para o
Orixá, isso é firmeza.
Assentamento é uma construção material e espiritual
que tem a função de dar sustentação a todo um trabalho.
Vale lembrar que cada casa tem sua maneira e cada
sacerdote, ou dirigente, o seu conhecimento, não cabendo a ninguém o
questionamento da fé alheia.
O texto acima não tem a pretensão de ser
inquestionável, nem tampouco de ser a verdade absoluta e única, apenas, e tão
somente pretende levar um pouco de conhecimento que, pessoalmente, nos
satisfaz.
E, se nos satisfaz, temos prazer em compartilhar.
Anna Pon
(baseado no Curso de
Teologia de Umbanda Sagrada – Desenvolvido por Rubens Saraceni – Ministrado por
Alexandre Cumino)
Olá, sou Anna Pon, autora deste blog.
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muito bom bem explicado, gostei muito, ta de parebens!!!
ResponderExcluirParabens ale...axe
ResponderExcluirO texto é muito bom.
ResponderExcluirTenho um problema sério com a limpeza de uma propriedade onde nada caminha.
Procuro um centro de umbanda sério. Alguem pode me auxiliar?
Olá! Em qual cidade você está? Seja sempre bem vindo!
ExcluirGRATIDÃO...axé
ResponderExcluirOlá,adorei, amei a explicação...Tem como recomendar uma firmeza, limpeza pra casa? E claro continue assim na sua explicação clara e objetiva.
ResponderExcluirBoa tarde, que limpeza posso fazer na minha residência? Gostaria de colocar o vaso de 7 ervas, porém gostaria de saber se faz uma firmeza dentro do vaso?!
ResponderExcluirAdorei a explicação a cima.
Excelente!!!!!
Olá Carla!
ExcluirVocê pode fazer uma boa defumação, no blog você encontra um texto sobre. Quanto à firmeza dentro do vaso de plantas creio não seja necessário. Grata por acompanhar meu trabalho! Volte sempre!
Por favor tenho uma duvida :
ResponderExcluirEu posso criar uma unica firmeza para exu e para anjo da guarda e orixás? (Moro em apto não tenho espaço para separações mas tenhi muita vontade de montar um "altar ".
Obrigada pela atenção
OLá Joyce, você pode ter num espaço pequeno, uma firmeza simples para cada um, porém, cada coisa é diferente da outra. Podem compartilhar pequeno espaço, mas cada firmeza é única. Grata!
ExcluirMuito bom e simples¡!!!
ResponderExcluirGrata Jorge!
ExcluirDaisy Não estou mais trabanhando em outros terceiros. Estamos em um espaço em casa.
ResponderExcluirFazendo as recomendações dos meus guias.
Estamos caminhando.
Desejo saber da sua opinião quanto a situação de dar consulta em casa e não mais frequentar terceiros.
Olá Daisy!
ExcluirDesde que as firmezas sejam feitas e os guias estejam firmes, não vejo problema algum. Cada um sabe da sua missão. Um abraço.
posso fazer o altar dentro do meu quarto pois moro em apto e muito pequeno obrigada me responde
ResponderExcluirOlá Maria! Pode sim desde que observe a segurança ao acender velas. Nunca deixe a vela queimando caso saia de casa. Toda cautela é pouca quando se trata de evitar acidentes.
ExcluirParabéns prpe texto super esclarecedor!
ResponderExcluirGratidão!
Adorei o texto! obrigada pelas informações!
ResponderExcluirshow é a melhor explicação que vi e pesquisei ate agora
ResponderExcluirExcelente texto. É bem explicativo e direto. É plausível de se mencionar, também, que você enfatiza o "simples" "do coração" - isso, realmente, tem força. Vejo desta forma, também. Gostei muito.
ResponderExcluirExcelente o seu texto. Explicativo, simples, direto e objetivo. Importante salientar suas colocações a respeito do "simples" "coração". Corroboro destes conceitos também. Gostei muito. Obrigado.
ResponderExcluirAdorei muito obrigada
ResponderExcluirBoa noite amei...
ResponderExcluirBom dia sou babalorixá pai Welton de Ogum. Gostei muito
ResponderExcluirBom dia, moro em casa de aluguel e estou montando um terreiro. Como não posso quebrar o chão pra colocar o assentamento da tronqueira, poderia construir um quadrado de tijolos, preenchido com terra e dentro coloco elemento que meu Exú e pombagira pedem e cobrir com um piso?
ResponderExcluirOlá! Bom dia. Pense que tronqueiras devem ser alimentadas, melhor se informar com alguém de confiança, com quem esteja preparando você para o sacerdócio.
ExcluirOlá
ResponderExcluirEu posso fazer um assentamento para esquerda dentro de casa, como a garagem é do proprietário que mora em cima, no fundo da minha casa tem uma área de serviço, posso fazer lá.
Passa pelo quarto, tem o banheiro e a lavanderia.
Olá. Assentamentos são feitos preferencialmente para casas de umbanda, não particulares. Acredito que tenha confundido com firmeza, essa sim pode ser feita em casa num local que seja adequado.
Excluir