Laroyê Exu! Exu, Mojubá! -texto inspirado por Exu Gira Mundo-




Laroyê Exu! Exu, Mojubá! -texto inspirado por Exu Gira Mundo-

Não vamos chover no molhado para falar de Exu.

Terror dos mal informados, Exu trabalha e não se importa com as bobagens ditas sobre ele na Terra.

Existe um Orixá Exu maior, comandante de todos os Exus trabalhadores na face da Terra e fora dela, pois, este é um pequeno mundo, mundinho mesmo. Muito além existe mais vida, mais formas, comunicações, etc. e tal.

Dizer que Exu é Lei, energia que dá vigor, que concede a abertura dos caminhos dos viventes é enxergá-lo com miopia. Com uma boa lente se poderá ver melhor e, com uma lupa, ainda mais e assim vai. 

Cabeça aberta e olhos atentos, assim se pode ver mais e além.

Pelos becos e vales astrais, Exu comanda seu exercito pronto a resgatar o que se encontra já sem forças. Estende sua mão amiga e o encaminha para vales melhores onde, se quiser, encontrará a cura e seus caminhos, por si só, se abrirão a sua frente como um leque de possibilidades.

Exu não está a serviço do homem, ele está a serviço do Criador e responde ao mestre dessa humanidade terrena, Jesus.

Sua tão famosa gargalhada não ri de nada, apenas ajusta e prepara o "terreno" à sua manifestação, gargalhada mesmo ele dá quando ouve sujeitos mimados usando seu nome, se valendo de sua força para ameaçar, amedrontar os outros.

Pobres sujeitos, mal sabem que agindo assim simplesmente mancham a própria imagem, pois a Exu a imagem não importa, o que importa e vale é só trabalho, disciplina, concentração, amor e fé no coração.

Exu não pertence a nenhum ser encarnado, não é propriedade de médium nenhum. Ajuda sempre quando é convocado pela espiritualidade superior na hierarquia astral, seja na Lei de Umbanda ou não.

Exu caminha junto do homem comum, do trabalhador que sai cedo de seu lar a fim de ganhar seu sustento, acredite o sujeito ou não, mesmo porque Exu não precisa que acreditem nele, Exu não precisa de nada desse mundo, só ele sabe das suas necessidades, pois só ele responde pelo trabalho que faz diante da Lei Maior e do Pai Criador.

Exu não barganha, ele se levanta e simplesmente vai trabalhar, pois sua moeda não é daqui desta Terra, portanto, se tiver de pedir algo a Exu peça, mas pense bem antes, reveja valores, posturas, desejos e vontades, mesmo porque, caso seu pedido seja maldoso, Exu já virou a mesa com você junto e seu tiro pode sair pela culatra, cuidado.

É só nesse sentido que Exu é "perigoso", para quem pensa que pode tudo, que a espiritualidade é sua serviçal, esse sim recebe da mão forte de Exu sua paga antes do raiar do próximo dia.

Médiuns medíocres creem que Exu assina embaixo de todas as suas trapalhadas e excessos, ledo engano. Exu não dorme e por isso mesmo gira em todas as direções captando todos os pensamentos, ações e reações de seus tutelados.

Exu dá muitas gargalhadas quando ouve médiuns melindrados ameaçando outros tantos incautos, é mais ou menos como uma criança medrosa e sem força que precisa ameaçar as outras a fim de se safar ou da piada ou da surra, nesse momento, a tal criança/médium medrosa lança mão: "Quem me cuida nunca dorme" e outra: "Cuidado, meu Exu vai te pegar".

Médiuns que não saíram do jardim de infância procedem assim e alguns se amedrontam mesmo, outros não estão nem ai e fazem muito bem de não darem ouvidos à ameaças infundadas, mesmo porque Exu não compactua com erros, nem tampouco serve à médiuns vaidosos 24 horas por dia, isso é um tremendo engano, uma ilusão absurda, sem tamanho!

Conheça Exu, só depois disso se habilite a servir de instrumento à sua manifestação que é sempre pelo bem, no bem e na Luz, muito embora alguns não consigam compreender isto.

Exu não se importa de não ser compreendido nem de ser usado como escudo, Exu só se importa com trabalho, com o que o fortaleça na Luz e na ascensão a planos mais altos e isto não é ganancia nem vaidade, antes sim é o fruto do trabalho honesto que todos podem colher por merecimento, por terem levado a cabo boas obras.

Exu não exige fantasias, não precisa de adereços para trabalhar, pouca coisa material já é suficiente, pois seu poder de intervenção é magia, força que ele mesmo traz pelo conhecimento que adquiriu seja de cura, proteção, quebra de ilusões também chamadas feitiços, portanto, seja vestido a caráter ou não, o médium sob sua influencia irá executar o trabalho ao qual foi convocado sempre pelo bem, todo e qualquer espírito que não trabalhe no bem e pelo bem não pode ser chamado de Exu, muito embora muitos o façam. Cabe apenas e tão somente a quem busca pela ajuda dessas entidades avaliar, mesmo porque existem muitos Joões e Josés, alguns bons, outros nem tanto e outros ainda cruéis, ou seja, se não comungamos com o mal, não podemos ser amigos coniventes do José cruel.

E assim é com Exu. 

Que fique claro: Exu, na Lei de Umbanda serve ao bem e não existe essa história de que ele faça o mal também.

Exu jamais ajuda um para prejudicar outro, Exu avalia a situação e, no mais das vezes, se não for pelo bem comum, não atua simplesmente, pois Exu respeita a coletividade, o livre arbítrio das pessoas, as Leis de ação/reação e outras tantas criadas pelo Pai Maior.

Não se iluda, Exu não protege quem se expõe por livre vontade, não comunga com ideais mesquinhos, com infantilidades, não beneficia a quem não se ajuda, não dá ouro a quem passa os dias sentado pensando na riqueza dos outros sem dar um passo em busca de trabalho que seja seu ganha pão, Exu não promove discórdias nem admite situações extremas de ciúme, antes sim orienta sempre que excessos são cargas nocivas dispensáveis a qualquer um. Ele não faz trocas, exigências, não pede que se curvem aos seus pés nem tampouco que o bajulem, não incentiva derramamento de sangue animal.

Exu só trabalha, nada pede em troca que não seja fé, foco no caminho do bem de seus tutelados, estudo, clareza de ideais, pureza de coração, paciência com aqueles que ainda estão na retaguarda sem enxergar a Luz, conforto a quem sofre, pão a quem tem fome, trabalho digno dentro da Lei de Justiça, com muita verdade e boa disposição para servir.

Esses são os valores de Exu, isso é o que Exu quer em troca, um bom coração e honestidade nas lidas da vida.

Quer oferendar Exu? Oferende, seja simples, verdadeiro em suas intenções e certamente sua Luz amiga e sua mão forte o guiarão para o que seja melhor.

Não se exceda em mimos, lembre-se que Exu lhe vê por dentro e nada que venha de fora o conquista, por isso analise suas intenções antes de oferecer qualquer coisa.

Exu não alimenta caprichos, não dá ao que se julga esperto, não concede nenhuma ajuda a quem quer que seja que em seu intimo alimente a ganancia, a sede de poder. Ele não abre caminhos em estrada mal cuidada.

Exu fortalece o fraco, guia o cego de alma, incentiva o trabalho honesto, tira da lama o desesperado que já se arrependeu pelos maus passos, livra da bala perdida quando assim deve ser, aponta a via larga quando a gente quer entrar numa viela escura.

Exu ensina, é professor, amigo leal que nos diz sempre a verdade, é quem nos tira do marasmo, do lugar comum para que possamos alargar nossos horizontes na vida, ele nos inspira coragem, força para os embates sem jamais perdermos de vista a humildade e o dever de não fazermos aos outros aquilo que não queremos para nós.

Exu cura, alimenta, organiza, direciona, arrebenta as correntes das prisões mentais muitas vezes criadas por nós mesmos, ele nos dá a liberdade desde que estejamos prontos para recebe-la, desde que a liberdade não seja um mal ainda maior para nós.

Ele tem bom vocabulário, é educado, divertido para falar verdades, palavrões, gestos mal educados ou grosseiros são atributos de médiuns sem preparo e educação que não representam, de forma alguma, um Exu Guardião ou de qualquer outra categoria na escala da hierarquia da Lei Maior de Umbanda.

Se por um acaso você se consultar com um "Exu" e ele despejar em seus ouvidos palavras de baixo calão, saia de "fininho" e procure outra casa, ou ainda, faça melhor, caso confie no Dirigente dessa casa, leve até ele o caso, será um favor prestado.

Há muito a desmistificar acerca de Exu, o tempo se encarregará, enquanto isso ele segue trabalhando e nós, médiuns que buscamos a evolução pelas Leis do Amor e da fé, seguimos com eles, sempre agradecendo por sua amizade, pela intervenção oportuna, pelos tantos ensinamentos, pela força que nos inspira e pela Luz que nos abriga e aparta do mal tanto quanto conservemos saudável o nosso coração, o nosso pensamento, tanto quanto busquemos identificar os nossos erros sem apontar os deslizes dos outros.

Quanto mais trabalhamos na identificação de nós mesmos tentando corrigir nossos erros, buscando purificar nossos sentimentos, ações e reações, melhores médiuns seremos, mais condições daremos à espiritualidade para que nos "use" como instrumentos de suas vozes amigas e benfeitoras.

O auto conhecimento é o caminho para a cura, para a liberdade, é o que nos habilita a ajudar aos outros, é a transparência que os espíritos esperam de nós para que juntos e unidos pela fé e pela amizade, possamos seguir cumprindo a missão sublime e sagrada que o Pai nos confiou, por amor, por bondade e por sua infinita Misericórdia.

É isso que Exu quer em troca: trabalho, fé, humildade, serenidade, estudo, força, coragem, muito amor e paz em nossos corações, os materiais de trabalho são meros coadjuvantes, são importantes, são bem-vindos, porém estão em segundo plano.

"Quando no céu a lua branca surgir e uma boa gargalhada você ouvir, não se assuste, não se espante, é só Exu se preparando para servir, girando o mundo, em todos os recantos onde haja aflição, injustiça e dor, lá estarei, lá estou, sou Gira Mundo, Guardião da Justiça de Xangô, Guardião a serviço do Criador e do Mestre dessa Terra, Nosso Senhor Jesus".

Anna Pon 09.01.2016
Texto inspirado por Sr. Gira Mundo, meu pai, gratidão!
Laroyê Exu! Exu, Mojubá!


Olá, sou Anna Pon, autora deste blog. 
Conheça meu trabalho de psicografia literária e seja sempre bem-vindo!  


"Vô Benedito nos Tempos da Escravidão" novo trabalho psicografado por Anna Pon. 
Transmitido por Vô Benedito (Espírito)
Já à venda no Clube de Autores e nas melhores livrarias do Brasil
Nas versões impresso e e book acesse o link!



"Maria Baiana e a Umbanda"
Uma psicografia de Anna Pon pelo espirito de Maria Baiana
Disponível nos formatos e book e capa comum, já a venda em
Amazon.com





Publicações pela Editora do Conhecimento

"A História de Pai Inácio" https://bit.ly/3tzR486  

"A Cabana de Pai Inácio"  https://bit.ly/3nlUKcv


"Carmem Maria" https://bit.ly/3z0tLp4




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Flores para os Orixás

São José - Sincretizado com Xangô

Firmeza e Assentamento (Umbanda)