Orixá de Frente
– Orixá Adjunto – Orixá Ancestral – A natureza humana -
Qual é o meu Orixá? De quem eu sou filho? Quem é o meu Pai de cabeça?
Quem é o meu padrinho? Qual é o casal de Orixás que me acompanham? Antes, porém, de saber qual é o meu Orixá é
importante entender o que isso quer dizer, qual é a minha relação com os
Orixás. Entendendo que temos também um problema de linguagem, o que um Terreiro
entende por meus Orixás, outro Terreiro entende de uma forma diferente. É muito comum as pessoas procurarem alguém que jogue
búzios e ali fazer uma leitura de Orixá. Agora, é mais comum ainda você ir a um
lugar e alguém lhe falar: “Você é filho de Xangô”; aí você vai num outro lugar
e lhe dizem: “Você é filho de Ogum”; vai num terceiro lugar e lhe dizem: “Você
é filho de Oxóssi”; sem contar que as características de Xangô, Ogum e Oxóssi
são diferentes. E você fica sem saber, fica vendido, sem entender
qual é, afinal, o meu Orixá? A contra pergunta é: do que é que lhe adianta saber
qual é …
Antes de falar sobre o assunto, a leitura
recomendada, trazendo maiores informações é: “Rituais de
Umbanda” de Rubens Saraceni, editora Madras. De forma resumida, podemos dizer que firmeza é uma
força ou poder firmado e assentamento, a força ou o poder assentado. Forças são as das entidades e poder é dos Orixás. Firmamos uma força quando, por exemplo, acendemos uma
vela, essa é a maneira mais simples de firmar força. Ao acender tal vela, porém, há de se ter fé e força
mental. Esse ato deve vir com força e convicção do íntimo, do contrário é
apenas e tão somente uma vela acesa. Desse ato então dizemos que ali, naquela vela, uma
força está firmada porque firmar significa que tal força vibrará e repercutirá
enquanto a vela estiver acesa, finalizando sua tarefa quando se apagar. A vela é um recurso de ligação nossa com o Orixá ou
com o Guia Espiritual. Potencializamos a firmeza da vela quando, por
exemplo, escolhemos cores que correspondem aos Orixás ou Guias Espirituais. Po…
Umas das características dos filhos de Oxalá é marcar naturalmente sua presença por onde passam pois tem a aura de autoridade e poder do orixá maior da umbanda e candomblé.
Brilham com facilidade em qualquer ambiente, tanto pelo porte sempre altivo como pelo dom da palavra, que geralmente está associado a este orixá.
Os filhos de Oxalá geralmente são cuidadosos e generosos, e um pouco perfeccionistas e detalhistas ao extremo.
Oxalá é o orixá maior do candomblé e umbanda.
Os filhos de Oxalá são regidos pelo Sol.
No positivo são amorosos, alegres compenetrados em tudo o que fazem, emocionam-se facilmente, compadecem-se com o sofrimento alheio e acreditam em todos, são persistentes.
No negativo são ranzinzas, briguentos, frios, perversos, perigosos, agressivos e vaidosos.
Apreciam festas, reuniões “calorosas”, passeios, a boa mesa, roupas da moda e a companhia de pessoas alegres e leais, mulheres inteligentes e decididas.
Comentários
Postar um comentário