OS NOMES SIMBÓLICOS DOS GUIAS DE UMBANDA




OS NOMES SIMBÓLICOS DOS GUIAS DE UMBANDA

Pesquisa Realizada por Maria de Fátima Gonçalves 
Base de pesquisa “Teologia de Umbanda Sagrada” e “TRATADO GERAL DE UMBANDA”, autor: Rubens Saraceni, Editora Madras 

INTRODUÇÃO- O QUE É MISTÉRIO 

Cada Guia Espiritual de Umbanda Sagrada é um iniciado no Mistério que seu nome simboliza ou oculta. 

Mistério é algo que em si mesmo traz as condições de realizar-se. Está em tudo e em todos, como faculdade e poder ativos ou em estado potencial. Um mistério está no princípio, no meio e no fim de tudo e de todos. Em algumas coisas, está como qualidade intrínseca. Em outras está como qualidade extrínseca. Mas em todas as coisas está presente, ainda que não possamos identificar sua presença em nível material. 

Mistério é algo que está em Deus e no que Ele criou, gerou e emanou. É algo que está no Criador como uma de Suas faculdades e está na Sua Criação como Sua qualidade. 

Exemplo: o Mistério direcionador: Em Deus, tudo é direcionado e tudo o que Ele gera traz em si o sentido ou o senso de direção. Por direção, entendam o caminho a ser seguido ou a ser percorrido por algo ou alguém até alcançar seu ápice, quando se cristaliza e se torna em si mesmo parte estável da Criação. Nós, ao sermos criados por Deus, fomos direcionados e dotados de um sentido de direção, assim como nossa criação tem um sentido no conjunto das coisas criadas por Ele. O sentido de direção tem nos guiado desde o instante em que fomos gerados, e a nossa evolução contínua está nos levando a um processo de cristalização que, ao ser completado, nos tornará em nós mesmos parte permanente e indispensável da Criação, ainda que no nosso atual estágio evolutivo não atinemos com o que nos aguarda mais à frente e que nos tornará naquilo que Deus pensou e nos direcionou. 

Sabemos que estamos trilhando um caminho evolucionista. Mas para onde ele nos conduzirá só o nosso divino Criador sabe exatamente. Mas que há um direcionamento em nossa evolução, isto há, e que ninguém duvide, pois ele está em nós mesmos e a nossa consciência tem nos indicado quando estamos trilhando o caminho certo ou o errado. Nós temos consciência de que acertamos ou erramos; do que é bom ou ruim; do que é nobre e do que é desprezível. Enfim, a nossa consciência está nos direcionando e temos em nós o senso de direção no atual estágio evolutivo em que nos encontramos. - Resumidamente, Mistério é isso. 

CHAVES INTERPRETATIVAS DOS NOMES DOS GUIAS 

Os Guias que se apresentam na Umbanda Sagrada identificam-se com nomes que simbolizam, muitas vezes, os Mistérios nos quais eles são iniciados. Esses nomes muitas vezes indicam a quais forças divinas, ou a quais hierarquias de Orixás esses Guias estão relacionados. Como regra geral, temos: -Se o nome simbólico de um Guia contém o elemento fogo, sabe-se que ele pertence às hierarquias dos Orixás do fogo, que são Xangô e Egunitá . 

Exemplos: Caboclo do Fogo; Exu do Fogo. -Se o nome do Guia Espiritual contém o elemento ar ou uma referência a esse elemento, sabe-se que a Entidade pertence às hierarquias dos Orixás do ar, que são Ogum e Iansã. Com referência à Mãe Iansã, a ligação existe quanto ao elemento ar em movimento, pois Ela é direcionadora e movimentadora .

Exemplo: Caboclo Ventania- é um Caboclo que tem a regência da Orixá Iansã; sabendo-se que a palavra ventania compreende a ideia do ar em movimento. -Se o nome do Guia contém o elemento terra, sabe-se que ele está dentro das hierarquias dos Orixás da terra, que são Omolu e Obá. 

Exemplo: Caboclo da Terra. E também pode se referir a Obaluaiê, que é um Orixá dos elementos terra e água. 

Exemplo: Caboclo Beira-Mar, que é de Obaluaiê e Iemanjá: pois o que está à beira-mar representa terra e água; e o próprio mar é de Iemanjá. -Se o nome do Guia contém o elemento água, sabe-se que está dentro das hierarquias das Mãe das Águas (mar=Iemanjá; rios e cachoeiras=Oxum; lagos e lagoas=Nanã. 

Exemplos: Cabocla do Mar; Caboclo da Cachoeira; Exu do Lago. * Vale lembrar que Iemanjá é Senhora de todas as águas, pois todas as águas correm para o mar, e por isso às vezes alguns nomes de Entidades que trazem a palavra “água”, ou que fazem referência ao elemento água, são interpretados como sendo ligados a Iemanjá.* 

Exemplo: Caboclo Rompe-águas: é um Caboclo de Ogum(por causa do verbo “romper”, que está ligado a Ogum) e Iemanjá (por causa da referência a águas)* Também as cores que aparecem nos nomes dos Guias são chaves para essa interpretação: verifica-se a qual Orixá está relacionada aquela cor, para se descobrir a qual hierarquia de Orixás pertence a Entidade. 

Exemplos: a cor branca é associada a Oxalá; o rosa e o dourado, a Oxum; o verde, a Oxóssi; o marrom e o vermelho, a Xangô; o vermelho e o azul, a Ogum; o amarelo, a Iansã; o lilás, a Nanã; o violeta, a Obaluaiê; o roxo e o preto, a Omolu, etc. 

Alguns símbolos também permitem que se faça a interpretação: -Os cristais, os campos e espaços abertos, a pombinha branca, a cruz, as chaves, o sol, os girassóis são de Oxalá. Também as palavras “mundo”, “tudo” e outras que possam dar a ideia dos ”espaços” abertos onde reina o Pai Oxalá. - O tempo (com o sentido de eras, do tempo que passa), o giro do tempo, o sereno, a lua são da Mãe Oiá-Tempo (Logunan) -As pedras e minérios, especialmente o ouro, as corredeiras dos rios, os rios, as fontes, os lírios, as rosas, o mel (símbolo de harmonização, doçura) são de Oxum -São do Orixá Oxóssi: as flechas; os vegetais (folha, mata, por exemplos); os nomes de animais felinos ou que lembram felinos também (gato, garras, pantera, etc.); a palavra “pena” ou “penas”. -As raízes e todos os vegetais que têm “batatas” que crescem debaixo da terra são de Obá. -O machado duplo, a montanha, a balança (da Justiça) são de Xangô -O ferro, os caminhos, as estradas e encruzilhadas (encruzilhadas são caminhos que se entrecruzam), os escudos, as espadas e as lanças são do Orixá Ogum. 

Também se referem a Ogum os verbos que dão a ideia de: abrir, trancar, romper, quebrar (com a força de Ogum se abre um caminho, se rompe uma ligação, se quebra uma corrente, etc.- e um novo caminho é aberto, em seguida) -Os raios e as pedreiras são associados a Iansã. Também os movimentos e as referências ao tempo climático

 Exemplos: gira ou giras (de girar, movimentar); a ventania, as nuvens, o vento, as tempestades, etc. -As portas, as passagens, o cruzeiro são de Obaluaiê -O mangue, o lodo, o barro, as águas paradas são de Nanã -As praias, os mares e as ondas, as conchas e estrelas do mar são de Iemanjá - Tudo o que morreu ou “secou” é associado a Omolu. 

Também a terra, o solo, etc. (Exemplos: Exu Toco: toco=árvore que morreu; Exu Folha Seca: folha= Oxóssi; seca=Omolu). 

Quanto aos nomes em tupi-guarani, é preciso verificar o significado ou a tradução do nome, para se saber a qual Orixá aquela Entidade está ligada. 

Exemplos: Palavras em tupi-guarani/significado da palavra/ simbolismo do nome da Entidade: Amana ou amanda — chuva Amanaci ou amanacy — a mãe da chuva Amanaiara — a senhora da chuva ou deusa da chuva; de amana (chuva) + iara Caboclas que tenham esses nomes, todos referentes à chuva, têm ligação Com Oxum (água doce) e Iansã (chuva, fenômeno climático) Amatirí ou amãtiti — raio, corisco Caboclos/Caboclas com esses nomes têm ligação com Iansã (raio) e Xangô (corisco) Apoena — aquele que enxerga longe Caboclos com esse nome têm ligação com Oxalá (longe, espaço amplo) e Oxóssi (acuidade para enxergar à distância, mental expandido que permite “ver” à distância) Araguari — este nome aparece assim grafado em antigos mapas: Lecori, Ancori, Lencori, Araracari, Aracori, Araquari. 

Temos então: ara (papagaio), quara (buraco, esconderijo) e Y (água, rio), ou seja, rio do esconderijo dos papagaios. Caboclos com esse nome têm ligação com Oxum (rio) e Oxóssi (papagaio, ave, animal com penas) Arani — tempo furioso Caboclos com esse nome têm ligação com Iansã (tempo climático “agitado”) Arapari — o Cruzeiro do Sul, para as tribos indígenas do Rio Solimões Caboclos com esse nome têm ligação com Oxalá (as estrelas do Cruzeiro, a cruz formada de estrelas que brilham no céu ou no alto e iluminam) Arapuã — abelha redonda Caboclos com esse nome têm ligação: 

a) pela palavra “abelha”, com o Orixá Oxóssi (segundo pesquisas pela internet, a abelha é associada ao Pai Oxóssi porque Ele é o dono da fauna, de todos os animais; e a abelha representa os espíritos dos ancestrais femininos que vivem nas florestas); 

b) pela palavra “redonda”, com o Orixá Oxalá (redonda=forma que lembra o mundo, o todo) Arasy ou aracy— estrela d'alva, madrugada Caboclos/Caboclas com esse nome têm ligação com Oxalá (Oxalá é a estrela D’Alva, a luz, o clarear) ALGUNS NOMES SIMBOLIZADORES E OCULTADORES DOS GUIAS DE UMBANDA 

Vimos que alguns Guias de Umbanda se apresentam com nomes que simbolizam o Mistério (ou Mistério) no qual são iniciados; enquanto outros Guias utilizam nomes que ocultam esse Mistério. 

Vejamos alguns exemplos: 

1) O nome “Sete Flechas” é simbolizador. sete=significa que esse Guia atua nas 7 Linhas. O magnetismo de Oxalá é que atua nas 7 Linhas e se irradia para toda a Criação. Logo, é uma Entidade ligada ao Orixá Oxalá; flechas= um dos símbolos do Orixá Oxóssi, significando que esse Guia está assentado junto ao Orixá Oxóssi. Logo, é uma Entidade que atua nas 7 Linhas, trazendo Mistérios sustentados pelas vibrações do Pai Oxóssi. 

2) Já o nome “Pai João do Congo” é ocultador. Não se sabe qual Mistério essa Entidade trabalha, ou a qual Orixá está relacionada. 

3) O nome “Tranca Ruas” é simbolizador. Trancar é um dos Mistérios do Orixá Ogum. Ruas (=caminhos) também. Logo, é um Guia que atua sob o amparo do Orixá Ogum, trabalha Mistérios ligados ao campo da Lei Divina. 

4) Já o nome “Zé dos Cocos” é ocultador. Não se sabe a quais Orixás e Mistérios está relacionado. 

5) O nome “Sete Encruzilhadas” é simbolizador. Sete=atua nas 7 Linhas- ligação com o Orixá Oxalá Encruzilhadas (=caminhos)= trabalha Mistérios ligados ao Orixá Ogum Logo, é uma Entidade que trabalha Mistérios do Pai Ogum, nas 7 Linhas. 

6) Já o nome “Maria Padilha” é ocultador. Não se sabe a quais Orixás e Mistérios a Entidade está relacionada. 

7 )O nome “Sete Espadas” é simbolizador. Sete=atua nas 7 Linhas, nos 7 Sentidos, ligação com Oxalá Espadas= símbolo do Orixá Ogum Entidade que trabalha Mistérios relacionados ao Orixá Ogum, junto às 7 Linhas. 

8) Já o nome “Maria Molambo” é ocultador. Não se sabe a quais Orixás e Mistérios a Entidade está relacionada. 

ESTUDO DE ALGUNS NOMES DE CABOCLOS e de EXUS 

Caboclo/Exu DO FOGO- de Xangô e Egunitá pois o elemento fogo pertence a Xangô e a Egunitá 
Caboclo/Exu VENTANIA- de Iansã- pois o vento e a ventania correspondem ao elemento ar em movimento, o qual pertence aos domínios da Mãe Iansã 

Caboclo/Exu SETE VENTANIAS- de Oxalá e Iansã- atuação do elemento ar nas 7 Linhas. O 7 é associado ao Orixá Oxalá, pois o magnetismo de Oxalá se irradia para as 7 Linhas, esse magnetismo é que sustenta toda a vida da Criação. 

Caboclo/Exu GIRA-MUNDO- de Oxalá e Iansã- girar é movimento e o movimento pertence a Iansã; mundo é todo o espaço, pertence a Oxalá 

Caboclo/Exu DOS VENTOS- de Iansã- o vento é o elemento ar em movimento, domínios da Mãe Iansã 

Caboclo/Exu TERRA ROXA- de Omolu e Nanã -porque a terra é um elemento que pertence a Omolu e a Nanã; e a cor roxa é associada ao Pai Omolu 

Caboclo/Exu ROMPE TERRAS- de Ogum e Omolu- romper ou abrir pertence aos domínios do Pai Ogum; e a terra é um elemento associado ao Pai Omolu 

Caboclo/Exu BEIRA-MAR- de Obaluaiê e Iemanjá- o que está à beira-mar contém os elementos terra e água, que pertencem ao Pai Obaluaiê; e o mar está nos domínios da Mãe Iemanjá 

Caboclo/Exu SETE LAGOAS- de Oxalá e Nanã- O 7 fala da atuação do magnetismo do Pai Oxalá nas 7 Linhas; e as lagoas são domínio da Mãe Nanã 

Caboclo/Exu SETE PRAIAS- de Oxalá e Iemanjá- O 7 corresponde à atuação do magnetismo do Pai Oxalá nas 7 Linhas; e as praias correspondem aos domínios da Mãe Iemanjá 

Caboclo/Cabocla SETE CACHOEIRAS- de Oxalá e Oxum- O 7 é associado ao magnetismo do Pai Oxalá; e as cachoeiras estão sob o domínio da Mãe Oxum 

Caboclo/Exu DOS RIOS- de Oxum- rios, água doce, elemento de Mamãe Oxum 

Caboclo/Exu DOS LAGOS- de Nanã- os lagos estão sob o domínio da Mãe Nanã 

Caboclo/Cabocla DAS CACHOEIRAS- de Oxum- cachoeiras como ponto de força e domínio da Mamãe Oxum 

Caboclo/Exu SETE ONDAS- de Oxalá e Iemanjá- O 7 corresponde ao magnetismo do Pai Oxalá que atua nas 7 Linhas ; as ondas como água do mar, domínio da Mãe Iemanjá 

Caboclo/Exu DAS MATAS- de Oxóssi- matas, elemento vegetal, domínio do Pai Oxóssi 

Caboclo/Exu 7 MATAS- de Oxalá e Oxóssi- O 7 está associado ao Pai Oxalá; e as matas são domínio do Pai Oxóssi 

Caboclo/Exu ROMPE MATAS- de Ogum e Oxóssi - Romper ou abrir é atuação dentro dos campos do Pai Ogum; e as matas são um elemento sob o domínio do Pai Oxóssi 

Caboclo/Exu FOLHA VERDE- de Ossaim e Oxóssi- As folhas pertencem a Ossaim e também ao Pai Oxóssi, que é senhor de todo o reino vegetal; e o verde é a cor associada ao Pai Oxóssi 

Caboclo/Exu SETE FOLHAS- de Oxalá, Ossaim e Oxóssi - O 7 corresponde ao magnetismo do Pai Oxalá, que atua nas 7 Linhas; as folhas são de Ossaim e Oxóssi 

Caboclo/Exu FOLHA SECA- de Ossaim, Oxóssi e Omolu- A folha é elemento do Pai Ossaim; como elemento vegetal, as folhas são também de Oxóssi; e o que “secou” pertence ao campo de atuação do Pai Omolu 

Caboclo/Exu CIPÓ- de Oxóssi- O cipó, elemento vegetal, está no domínio do Pai Oxóssi 

Caboclo/Exu 7 CIPÓS- de Oxalá e Oxóssi- O 7 corresponde à atuação nas 7 Linhas (Oxalá); cipós: elemento vegetal= Pai Oxóssi 

Caboclo/Exu DOS CRISTAIS- de Oxalá- O cristal é um elemento do Pai Oxalá 

Caboclo/Exu DOS RAIOS- de Iansã- O raio é um dos simbolismos da Mãe Iansã (lembra a energia em movimento, bem como a atuação dela sobre os fenômenos meteorológicos e climáticos) 

Caboclo/Exu 7 RAIOS- de Oxalá e Iansã- O 7 corresponde ao Pai Oxalá; raios= Iansã 

Caboclo/Exu MONTANHA- de Xangô- A montanha é um dos simbolismos do Pai Xangô 

Caboclo/Exu 7 MONTANHAS- de Oxalá e Xangô- O 7 corresponde ao Pai Oxalá, atuação nas 7 Linhas; e “montanha”=Xangô 

Caboclo/Exu ARRANCA-TOCO- de Ogum e Omolu- Arrancar é tirar à força ou com força, é uma atuação que está nos campos do Pai Ogum; e toco é “a árvore que morreu” ou que “secou”, portanto está nos domínios do Pai Omolu 

Caboclo/Exu QUEBRA-TOCO- de Ogum e Omolu - Quebrar é uma atuação dentro dos campos do Pai Ogum; e “toco”=Omolu 

Caboclo/Exu SETE CONTAS- de Oxalá, Iemanjá e Oxóssi- O 7 corresponde às 7 Linhas, atuação do Pai Oxalá; as contas lembram lágrimas ou pérolas, estão nos domínios da Mãe Iemanjá; e as contas também são do elemento vegetal, domínio do Pai Oxóssi 

Caboclo/Cabocla SETE ESPADAS- de Oxalá e Ogum- O 7 está associado ao Pai Oxalá; e as espadas estão aí como um dos símbolos do Pai Ogum 

Caboclo/Cabocla SETE LANÇAS- de Oxalá e Ogum- O 7 corresponde aos domínios do magnetismo do Pai Oxalá; e as lanças são um dos símbolos do Pai Ogum 

Caboclo/Cabocla SETE ESCUDOS- de Oxalá e Ogum- O 7 corresponde ao magnetismo do Pai Oxalá atuante nas 7 Linhas; e os escudos simbolizam o Pai Ogum 

Caboclo/Cabocla LAGEDO ou Lajedo- de Omolu, Ogum e Oxum- Lajedo é uma pedra, pertence ao domínio de Oxum; mas é uma pedra que foi quebrada ou cortada= referência a Ogum; e essa pedra serve como túmulo ou laje= referência a Omolu. 

Caboclo/Exu DAS PEDRAS- de Oxum- Pedras como elemento mineral, domínio da Mãe Oxum 

Caboclo/Cabocla 7 PEDRAS- de Oxalá e Oxum- O 7 corresponde a Oxalá; e a pedra é domínio da Mamãe Oxum 

Caboclo/Exu 7 PEDREIRAS- de Oxalá, Xangô - O 7 associado ao Pai Oxalá; e as pedreiras são ponto de força e domínio de pai Xangô. 

Caboclo/Cabocla 7 PENAS- de Oxalá e Oxóssi- O 7 é uma referência ao magnetismo do Pai Oxalá, que atua nas 7 Linhas; a palavra “pena” faz referência às aves, e as aves são animais, e em geral os nomes de animais se referem a Entidades que atuam sob a vibração do Pai Oxóssi 

Caboclo/Exu PEMBA- de Oxum- A pemba é um mineral, e os minerais são da Mamãe Oxum 

Caboclo/Exu 7 PEMBAS- de Oxalá e Oxum- O 7 é um símbolo da atuação do magnetismo do Pai Oxalá nas 7 Linhas; e a pemba é um mineral, domínios da Mamãe Oxum 

Caboclo/Exu PEDRA BRANCA- de Oxalá- Pedra como cristal de rocha, elemento de Oxalá; e o branco é a cor de Oxalá Caboclo/Exu PEDRA PRETA- de Oxalá e Omolu- Pedra como cristal de rocha, símbolo de Oxalá; e o preto é uma cor associada a Omolu 

Caboclo/Exu PEDRA ROXA- de Oxalá e Nanã- Pedra como cristal de rocha, elemento do Pai Oxalá; e o roxo é a cor de Omolu e também é associada a Nanã 

Caboclo/Exu PEDRA AMARELA- de Oxalá e Iansã – Pedra como cristal de rocha, elemento de Oxalá; e o amarelo é a cor de Iansã 

Caboclo/Cabocla PEDRA DOURADA- de Oxalá e Oxum- Pedra como cristal de rocha, elemento de Oxalá; e o dourado é uma cor associada a Oxum 

Caboclo/Cabocla PEDRA VERDE- de Oxalá e Oxóssi- Pedra como cristal de rocha, elemento de Oxalá; e o verde é uma cor associada ao Pai Oxóssi 

Caboclo/Exu PEDRA VERMELHA- de Oxalá e Xangô- Pedra= cristal de rocha= Oxalá; e a cor vermelha é associada ao Pai Xangô mas também a pai Ogum.

Caboclo/Cabocla PEDRA AZUL- de Oxalá e Ogum- pedra= cristal de rocha= Oxalá; e o azul está relacionado ao Pai Ogum 

Caboclo PENA BRANCA- de Oxóssi e Oxalá- Todos os nomes “Pena” são relacionados ao Pai Oxóssi; e a cor branca é de Oxalá 

Caboclo/Cabocla PENA AZUL- de Oxóssi e Ogum- “Pena” é de Oxóssi; e o azul é uma cor associada a Ogum 

Caboclo/Cabocla PENA VERDE- de Oxóssi- A cor verde é associada a Oxóssi, assim como o elemento “pena” 

Caboclo/Cabocla ARCO-ÍRIS- de todos os Orixás- Simbolizando as 7 cores do arco-íris e as 7 Linhas de Umbanda e, portanto, a regência de todos os Orixás 

Caboclo/Cabocla LUA- de Oiá-tempo- A Lua é um símbolo do feminino associado ao Tempo (=contagem das eras, do tempo que passa), domínio da Mãe Oiá-Tempo 

Caboclo/Cabocla 7 LUAS- de Oxalá e Oiá-tempo- A Lua nas 7 Linhas, atuação de Oxalá e da Orixá Oiá-Tempo 

Caboclo 7 FLECHAS- de Oxalá e Oxóssi- O 7 está ligado a Oxalá e às 7 Linhas; e a flecha como um dos símbolos do Pai Oxóssi 

Caboclo/Exu 7 ENCRUZILHADAS- de Oxalá e Ogum- O 7 representando as 7 Linhas; e as encruzilhadas são caminhos que se cruzam ou entrecruzam, e os caminhos são do Orixá Ogum 

Caboclo/Exu ROMPE-TUDO- de Oxalá e Ogum- Romper=Ogum; e “tudo”= todos os espaços= Oxalá 

Caboclo/Exu ROMPE-MATAS- de Ogum e Oxóssi- Romper=Ogum; e matas=Oxóssi 

Caboclo/Exu ROMPE-NUVENS- de Ogum e Iansã- Rompe= Ogum; e nuvens= Iansã 

Caboclo/Exu ROMPE-SOLO- de Ogum e Omolu- Rompe= Ogum; e o solo= Omolu 

Caboclo/Exu ROMPE-ÁGUAS- de Ogum e Iemanjá- Rompe= Ogum ; e as águas= Iemanjá 

Caboclo/Exu ROMPE-FERRO- de Ogum- Rompe= Ogum; e o ferro= Ogum 

Exu TRANCA-GIROS- de Ogum e Oiá-Tempo- Tranca-trancar: Ogum; e giros=giro do tempo, espiral do tempo= Mãe Oiá-Tempo 

Exu TRANCA RIOS- de Ogum e Oxum - Tranca-trancar= Ogum; e rios= Oxum 

Exu TRANCA RAIOS- de Ogum e Iansã- Tranca= Ogum; e raios= Iansã 

Exu TRANCA MATAS- de Ogum e Oxóssi- Tranca= Ogum; e matas=Oxóssi 

Exu ABRE PORTAS- de Ogum e Obaluaiê - Abre= Ogum; e portas= Obaluaiê 

Exu ABRE TEMPO- de Ogum e Oiá-Tempo- Abre= Ogum; e tempo= Mãe Oiá-Tempo 

Exu GIRA-MUNDO- de Iansã e Oxalá- Gira=girar=movimentar= Iansã; e mundo= Oxalá 

Exu DA TERRA- de Omolu- Terra= elemento de Omolu 

Exu DO PÓ- de Omolu- Pó=Omolu (virar pó, tornar-se pó: expressão que dá o sentido de “morrer”; e o que “secou” ou o que “morreu” faz referência ao Pai Omolu) 

Exu TREME TERRA- de Obá e Omolu- A terra é de Obá e Omolu; e a terra “treme por dentro ou internamente”, nos domínios da Mãe Obá 

Exu DOS MARES- de Iemanjá– Mares= de Iemanjá 

Exu dos 7 MARES- de Oxalá e Iemanjá- O 7 é uma referência ao magnetismo de Oxalá que atua nas 7 Linhas; e os mares aparecem como elemento da Mãe Iemanjá 

Exu 7 POEIRAS- de Oxalá e Iansã- O 7= Oxalá; e poeiras=pó em movimento no ar= Iansã 

90iExu DO LODO- de Nanã- Lodo= elemento de Nanã 

Exu 7 QUEDAS- de Oxalá e Oxum- O 7= Oxalá; e quedas=quedas das águas= Oxum 

Exu PIMENTA- de Oxóssi e Xangô- Pimenta como elemento vegetal= Oxóssi; e pimenta “queima como fogo”, é algo como “um fogo vegetal”, e o fogo está associado ao Orixá Xangô 

Pombagira DAS ROSAS- de Oxum- Rosas= elemento de Oxum 

Exu 7 RAÍZES- de Oxalá, Oxóssi e Obá- O 7 lembra o magnetismo de Oxalá; raízes= elemento vegetal= Oxóssi; e as raízes estão sob a terrra= elemento de Obá 

Pombagira ROSA NEGRA- de Oxóssi, Oxum e Omolu- A rosa é um vegetal= Oxóssi; mas a rosa também é uma flor ligada à Mãe Oxum; e o preto ou negro é uma cor de Omolu. 

Exu 7 GALHOS- de Oxalá e Oxóssi – O 7= Oxalá; e galhos= elemento vegetal = Oxóssi 

Exu MANGUEIRA- de Oxóssi e Iansã- A mangueira é um vegetal= elemento de Oxóssi; mas as suas propriedades são ligadas a Iansã. 

Exu DO FERRO- de Ogum- O ferro é um elemento de Ogum 

Exu DOS MINERAIS- de Oxum- Os minerais são de Oxum 

Exu DO OURO- de Oxum- O ouro é um minério, e os minérios são de Oxum. O ouro também simboliza, no sentido mais amplo e elevado, a riqueza e a prosperidade espiritual, que estão sob a regência de Oxum. 

Exu 7 FERRADURAS- de Oxalá e Ogum- O 7= Oxalá; e ferraduras= ferro= elemento de Ogum 

Exu FERROLHO- de Ogum e Oxum- Ferrolho- de ferro- o ferro é de Ogum; mas o ferro é também um minério, e os minérios são de Oxum. 

*Obs.: Quem quiser se aprofundar no assunto pode consultar o livro “Tratado Geral de Umbanda”, do professor Rubens. Para uma noção dos elementos e cores de cada Orixá, v. os resumos de Orixás Universais e Orixás Cósmicos, do nosso estudo.


Olá, sou Anna Pon, autora deste blog. 
Conheça meu trabalho de psicografia literária e seja sempre bem-vindo!  


"Vô Benedito nos Tempos da Escravidão" novo trabalho psicografado por Anna Pon. 
Transmitido por Vô Benedito (Espírito)
Já à venda no Clube de Autores e nas melhores livrarias do Brasil
Nas versões impresso e e book acesse o link!



"Maria Baiana e a Umbanda"
Uma psicografia de Anna Pon pelo espirito de Maria Baiana
Disponível nos formatos e book e capa comum, já a venda em
Amazon.com





Publicações pela Editora do Conhecimento

"A História de Pai Inácio" https://bit.ly/3tzR486  

"A Cabana de Pai Inácio"  https://bit.ly/3nlUKcv


"Carmem Maria" https://bit.ly/3z0tLp4




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Flores para os Orixás

São José - Sincretizado com Xangô

Firmeza e Assentamento (Umbanda)