Adorei as Almas (conto)


Adorei as Almas 

Dedico esse pequeno conto a todos os pretos velhos e pretas velhas. Seres de luz que conseguem enxergar além de nossa mesquinharia e egocentrismo, trazendo à tona nossa essência divina. 

por Fábio Vieira 


 Estou caminhando em um jardim de girassóis, o céu azul, pássaros cantando... tudo está em perfeita harmonia. Não há mais dor, medo ou receio... onde estarei? Será que é isso o que chamam de paraíso? 

De repente ouço um som seco, de batidas leves e curtas, acompanhado de um aroma adocicado que não consigo identificar, mas parece ser tabaco com algum tipo de erva. Ao fundo escuto uma música ritmada e atabaques. 

Com pés descalços, sinto toda a energia do lugar, como se eu fizesse parte da terra, do ar, da água. Uma voz ao longe me chama: 

“- Fio, está na hora de vortá”- a voz calma e serena me pede. Nesse momento a luz do sol se intensifica, e como acordando de um sonho, abro meus olhos devagar. 

Na minha frente, um homem está sentado em um banquinho, com um cachimbo na boca e estalando os dedos. Percebo que também estou sentado em um banco e, sem que eu tenha controle, lágrimas começam a brotar de meus olhos. 

Não posso precisar por quanto tempo chorei, mas fui me acalmando à medida que bebia água que alguém havia me servido. Aos poucos fui me lembrando de onde estava, eu havia ido buscar ajuda em um terreiro de Umbanda e diziam que naquele dia quem estava atendendo eram os pretos-velhos. 

O homem tornou a falar, e embora tivesse no máximo 40 anos, sua voz soava como um velho ancião. Parecia cansada e baixinha: 

- Fio, ucê gostô do passeio? - ele disse, com um leve sorriso. 

-Que lugar maravilhoso era aquele? Onde estive? - perguntei, tentando me agarrar à lembrança que aos poucos se dissipava. 

- Ucê caminhô pra dentro de seu coração, ucê viu sua alma. 

Pensei por um instante em suas palavras, e de como não fizeram sentido. A minha vida até aquele momento tinha sido uma sequência de erros, cheia de amarguras e decepções. Eu achava que se realmente tivesse uma alma, ela estaria perdida em um pântano de sofrimentos. O homem à minha frente, como se lesse meus pensamentos, pegou em minha mão. Nesse momento algo estranho aconteceu. Levantei os olhos, e quem estava à minha frente não era mais um homem branco, calvo e gordinho. Em seu lugar estava um senhor idoso, magro, negro e de barbas brancas. 

Seus olhos eram tão doces, que a mudança não me causou espanto, pelo contrário, senti uma paz interior que nunca havia experimentado antes. Ele disse: 

- Fio, o inferno que ucê vive agora está do lado de fora e não aí dentro. Foi ucê que ao longo do tempo construiu cada tijolinho de sua vida. Com amor, com ódio, com prazer, com a dor, com as esperanças e com as desilusões. E foi ucê também que cercô seu casuá com muros altos, e não permitiu que ninguém se aproximasse. E depois curpô o mundo por suas desgraça. - Não foi fio? - Perguntou-me enquanto baforava uma fumaça que tinha o mesmo aroma que eu tinha sentido antes. Eu não soube o que responder, ele estava certo. Esse homem me conhecia melhor que eu mesmo. Ele continuou: 

-Esse nego véio nasceu com algemas, vivi a vida toda acorrentado, hora pelos pursos, hora pelos carcanhá. As veiz dormia com as feridas aberta, no chão gelado e com a barriga vazia. Sabe o que fazia o nego aguentá isso tudo? A certeza que isso acabaria, que esse sofrimento não seria eterno. Quando desencarnei, fui recebido nos braços de minha mãe Iemanjá, ela curou cada ferida da minha alma e depois apercebi que cada tristeza, cada dor, cada lágrima que derramei se tornô um grão de areia perante a grandeza e a beleza do mundo espirituar. Ucê tá vendo arguma algema no meu purso agora fio? - Perguntou-me levantando os braços. 

- Não vejo nenhuma. - Respondi. 

- E no seu purso fio, tem arguma algema? - Segurou meus braços no alto. 

- Também não. - Respondi meio encabulado. 

- Então fio, porque ainda continua preso? Ucê é livre fio, não deixa seu medo e sua auto piedade acorrentá ucê. Deixa que esse jardim que ucê carrega floresça pra fora de sua alma, porque esse é ucê de verdade. 

Refleti suas palavras por um momento e compreendi o que aquele ancião tão caridoso havia me transmitido. 

- Pode ir agora fio, tô vendo que o saco de pedras que ucê entrou carregando não existe mais. Vá em paz e que Jesus Cristo acompanhe ucê. 

Levantei-me do banquinho, me sentia mais leve, quase podia flutuar. Já me dirigia à porta de saída do terreiro quando olhei para trás, num gesto de agradecimento velado, mas para meu espanto quem estava sentado era o homem branco e calvo que eu havia visto antes quando entrei. 

Não posso explicar racionalmente tudo que vivi nesse lugar. Como se descreve por palavras o amor incondicional? Mas sei que estou saindo uma pessoa muito melhor do que quando entrei.


Olá, sou Anna Pon, autora deste blog. 
Conheça meu trabalho de psicografia literária e seja sempre bem-vindo!  


"Vô Benedito nos Tempos da Escravidão" novo trabalho psicografado por Anna Pon. 
Transmitido por Vô Benedito (Espírito)
Já à venda no Clube de Autores e nas melhores livrarias do Brasil
Nas versões impresso e e book acesse o link!



"Maria Baiana e a Umbanda"
Uma psicografia de Anna Pon pelo espirito de Maria Baiana
Disponível nos formatos e book e capa comum, já a venda em
Amazon.com





Publicações pela Editora do Conhecimento

"A História de Pai Inácio" https://bit.ly/3tzR486  

"A Cabana de Pai Inácio"  https://bit.ly/3nlUKcv


"Carmem Maria" https://bit.ly/3z0tLp4




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Flores para os Orixás

Firmeza e Assentamento (Umbanda)

Orixá de Frente – Orixá Adjunto – Orixá Ancestral – A natureza humana -