Yemanjá (Orixá da Geração)

IEMANJÁ - ORIXAS
arte de urbanartes

 


Yemanjá (Orixá da Geração)
por Anna Pon



Segundo algumas Doutrinas de Umbanda, Deus, para alguns, Olorum, possui uma matriz que gera múltiplas formas de vida, para nós, simples mortais humanos, inimagináveis.

Tais doutrinas pregam que Deus (Olorum), criou, a partir dessa matriz, todos os Orixás e formas de vida.

Yemanjá, como Orixá que representa a geração, teria sido criada primeiro e, a partir dela, todos os outros Orixas foram criados, por isso se diz que é ela a mãe de todos os Orixás e que também rege, como Orixá de frente, ou ancestral, a todos os filhos dos outros Orixás.

Yemanjá, portanto, é a grande mãe, Orixá que tem muitas qualidades vibrando sob toda a humanidade. Geração, capacidade de criação, são apenas alguns de seus atributos.

Todos os seres, mesmo os considerados Divinos, nascem a partir de uma fonte e essa fonte seria, após criada, e igualmente gerada pela matriz de Deus, a força Divina chamada Yemanjá, ou a grande Mãe.

A força da água que é capaz de gerar vidas, tanto humanas como outras, a capacidade de criar, zelar, defender a cria e os seus, são atributos dessa mãe Orixá regente da vida que vibra por todos.

É certo que cada segmento de Umbanda, interpreta Yemanjá segundo seu aprendizado, capacidade de compreensão e entendimento, porém, se nada ainda sabemos sobre essa força da geração, dentro do nosso coração Umbandista, acolhemos Yemanjá como fosse nossa mãe Divina.

Se nos falta compreensão cientifica sobre essa força, nos sobra fé em sua providência e não é preciso pensar muito para compreender que a força da água gera, nutre, purifica e permite que a vida seja sustentada.

Saravá Mamãe Yemanjá!

Anna Pon


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orixá de Frente – Orixá Adjunto – Orixá Ancestral – A natureza humana -

Firmeza e Assentamento (Umbanda)

Características dos filhos dos orixás, personalidade dos filhos de Oxalá, Yemanjá, Oxum, Ogum, Oxossi, Yansã, Xangô