Sobre nós e Oxóssi

 


Sobre nós e Oxóssi

Oxóssi é o Orixá (força Divina), que nos estimula a busca do conhecimento, a busca das coisas que precisamos conquistar como o trabalho, estudo...tudo isso a vibração de Oxóssi estimula em nós.

Mas também, o que não é muito lembrado, ou não se fala muito sobre, é o quanto Oxóssi nos estimula ao autoconhecimento. 

O autoconhecimento tem sido negligenciado por muita gente e nós não temos o hábito de fazermos uma autoanálise das nossas dificuldades, das nossas facilidades, do que realmente a gente busca, do que realmente a gente quer. 

A gente se movimenta, às vezes, pressionado pelas massas e vai, mas quando vê, está frustrado, está carente e não entende porque as coisas não fluem bem na nossa vida. É justamente por isso, porque não se conhecendo a gente vai em qualquer maré e, é claro, isso não pode dar certo. 

Então Oxóssi, o caçador que vai em busca, nos ajuda a mergulhar para dentro de nós para nos conhecermos: o que eu realmente quero, porque eu reajo assim em determinadas situações, porque continuo frequentando um determinado grupo quando sinto que não me encaixo, mas estou ali assim mesmo. Isso é porque a gente não se conhece! E quando a gente não se conhece, não escuta os sinais da nossa intuição, do nosso corpo, a consequência é adoecer. 

É adoecer, é se frustrar, é ficar perdido...então, a tão famosa reforma íntima, que não é nada fácil, é um pouquinho a cada dia, começa com esse mergulho para dentro de si, esse se autoconhecer, saber quem realmente nós somos, sem colocar panos quentes. Achar que:  "não, eu tô reagindo mal, não posso reagir mal assim, não posso sentir...". Você pode, você é isso. 

A partir do momento que você se vê naquela história e sente que você é isso, aí sim você tem condições de se modificar, buscar modificar algo que não está bom dentro de você porque agora você realizou que há algo errado e é hora de tentar mudar. E para isso Oxóssi nos dá a mão, nos ajuda a ir em busca dos recursos adequados para que essa mudança aconteça.

E a situação, ao longo da nossa vida, vai se modificando. Não somos a mesma pessoa durante todo o tempo da nossa existência. Mas, sem dúvida, dentro dessa mudança tem que haver uma adequação. E essa adequação precisa dessa análise diária pela vida toda sobre nós mesmos.

Isso vai evitar frustração, vai evitar que a gente esteja numa profissão que não gosta, vai evitar relacionamentos abusivos...Isso vai evitar que a gente esteja numa religião que não condiz com as nossas crenças. 

Às vezes, a gente está, na Umbanda, por exemplo, porque acha bonito, porque o amigo está, porque a família está. Mas, está naquele momento e não está ao mesmo tempo. É porque não toca, porque não te tocou que isso acontece.

Então vamos buscar até sentir, dentro do nosso coração, que encontramos o que nos deixa em paz, que nos faz bem. Pode mudar durante a vida? Claro. Só não pode ficar mudando muito porque aí é uma inconstância, mas isso já é outra história. 

A mensagem e a reflexão que ficam é sobre isso, sobre se autoconhecer, sobre esse exercício diário que a gente precisa fazer para viver melhor, para respeitar os outros que estão a nossa volta. Fica a reflexão de se autoconhecer, de buscar o autoconhecimento pedindo a pai Oxóssi que nos conduza nessa tarefa.

Anna Pon


Olá, sou Anna Pon, autora deste blog. 
Conheça meu trabalho de psicografia literária e seja sempre bem-vindo!  


"Vô Benedito nos Tempos da Escravidão" novo trabalho psicografado por Anna Pon. 
Transmitido por Vô Benedito (Espírito)
Já à venda no Clube de Autores e nas melhores livrarias do Brasil
Nas versões impresso e e book acesse o link!



"Maria Baiana e a Umbanda"
Uma psicografia de Anna Pon pelo espirito de Maria Baiana
Disponível nos formatos e book e capa comum, já a venda em
Amazon.com





Publicações pela Editora do Conhecimento

"A História de Pai Inácio" https://bit.ly/3tzR486  

"A Cabana de Pai Inácio"  https://bit.ly/3nlUKcv


"Carmem Maria" https://bit.ly/3z0tLp4




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Flores para os Orixás

São José - Sincretizado com Xangô

Firmeza e Assentamento (Umbanda)