Oxalá - Iemanjá - Oxóssi - Oxum - Ogum - Xangô - Iansã




Série Orixalidade da Minha Janela
Pai Bitty Bittencourt de Ogum com Iemanjá
- Terreiro do Pai Maneco - 29.01.2024 -

Oxalá

7 atributos e 7qualidades associados ao Orixá Oxalá:
1. Paz e harmonia: Oxalá é considerado o pai da paz e da harmonia, promovendo a serenidade e a concórdia entre as pessoas.
2. Sabedoria e senso de justiça: Oxalá representa a sabedoria divina e o equilíbrio, buscando a justiça em todas as situações.
3. Pureza e limpeza espiritual: Oxalá é conhecido por sua pureza e papel na limpeza espiritual, auxiliando na purificação das energias negativas.
4. Paciência e calma: Oxalá é um Orixá que possui uma grande paciência e calma, ensinando seus filhos a terem tranquilidade e perseverança.
5. Generosidade e compaixão: Oxalá é um ser generoso e compassivo, incentivando seus seguidores a praticarem a caridade e a ajudarem o próximo.
6. Amor e perdão: Oxalá representa o amor divino e o perdão, ensinando seus filhos a amar incondicionalmente e a perdoar as transgressões.
7. Criação e fertilidade: Oxalá é considerado o criador do mundo e possui uma ligação com a fertilidade, abençoando seus filhos com prosperidade.
7 desafios que os filhos e filhas de Oxalá podem enfrentar:
1. Lidar com o perfeccionismo: Oxalá valoriza a perfeição, o que pode levar seus seguidores a se cobrarem demais e enfrentar desafios para encontrar um equilíbrio saudável.
2. Superar a rigidez mental: Em sua busca pela ordem e justiça, os filhos de Oxalá podem enfrentar desafios em flexibilizar suas opiniões e aceitar novas ideias.
3. Controlar a impaciência: Embora Oxalá seja um Orixá paciente, seus filhos podem enfrentar desafios em controlar sua impaciência diante das adversidades.
4. Enfrentar os desafios da paz: Buscar a paz pode ser um desafio, especialmente em situações de conflito, mas os filhos de Oxalá são encorajados a persistir nesse caminho.
5. Equilibrar a generosidade com o autocuidado: Os filhos de Oxalá podem se preocupar tanto com os outros que, às vezes, negligenciam suas próprias necessidades. Encontrar um equilíbrio é fundamental.
6. Lidar com a intolerância e injustiça: Oxalá é um Orixá que valoriza a justiça, e seus filhos podem se sentir desafiados ao lidar com a intolerância e a injustiça no mundo.
7. Aceitar a imperfeição: Embora Oxalá represente a perfeição, é importante que os filhos de Oxalá entendam que a vida é imperfeita e que é necessário aceitar as falhas e aprender com elas.

A Grande Luz

7 atributos e 7 qualidades que são comumente associados tanto a Oxalá quanto a Jesus, no sincretismo religioso:
1. Amor incondicional: Tanto Oxalá quanto Jesus são conhecidos por representarem o amor incondicional, ensinando a importância de amar e perdoar.
2. Sabedoria divina: Ambos são vistos como seres de grande sabedoria, trazendo ensinamentos e orientações para seus seguidores.
3. Paz e harmonia: Oxalá e Jesus são símbolos de paz e harmonia, promovendo a união entre as pessoas e a busca pela concórdia.
4. Compassividade e compaixão: Tanto Oxalá quanto Jesus demonstram uma profunda compaixão pelos seres humanos, incentivando a compaixão e a ajuda ao próximo.
5. Sacríficio e redenção: Ambos são associados ao conceito de sacrifício e redenção, mostrando a importância de renunciar a certos prazeres em prol do bem maior.
6. Pureza e serenidade: Oxalá e Jesus são vistos como símbolos de pureza espiritual e serenidade, trazendo consolo e paz aos seus seguidores.
7. Esperança e renovação: Tanto Oxalá quanto Jesus representam a esperança e a renovação, inspirando seus seguidores a acreditarem em dias melhores e a superarem os desafios da vida.
Mensagem de reflexão: Que o sincretismo entre Oxalá e Jesus nos relembre a importância do amor, da sabedoria, da paz e da compaixão em nossas vidas. Que possamos nos inspirar em suas qualidades e buscar a pureza espiritual, a esperança e a renovação em nossos caminhos. Que o amor incondicional e a busca pela harmonia nos guiem, fortalecendo a nossa fé e trazendo paz para o mundo.

Iemanjá

Aqui estão sete atributos e qualidades associadas à Orixá Iemanjá:

1. Mãe Protetora: Iemanjá é considerada a mãe protetora, que cuida e zela por seus filhos. A Grande Mãe Vigilante e Protetora da Vida.
2. Sabedoria: Ela é conhecida por sua sabedoria e conhecimento profundo das emoções humanas.
3. Fertilidade: Iemanjá é associada à fertilidade e à maternidade. A Grande Mãe de todos os Orixás e dos Seres Vivos considerando que a vida surgiu das águas! Mãe de todas as Águas que correm para o mar!
4. Força: Ela possui uma grande força espiritual e é capaz de superar desafios. Desde a calmaria até os tsunamis.
5. Beleza: Iemanjá é admirada por sua beleza e elegância. A expressão máxima do Gênero feminino das energias que geram a vida em seu útero e, dele nascem os seres vivos.
6. Generosidade: Essa Orixá é conhecida por ser generosa e acolhedora com seus devotos.
7. Conexão com o mar: Iemanjá é a senhora das águas e é considerada a guardiã dos oceanos.

Quanto as qualidades de Iemanjá para as suas filhas e filhos:

1. Autoconhecimento : O desafio de se conhecer profundamente, compreendendo suas virtudes, limitações e propósitos na vida.
2. Equilíbrio emocional: Lidar com as emoções de forma saudável e construtiva, buscando o equilíbrio interior.
3. Desenvolvimento espiritual: Cultivar a espiritualidade, a conexão com o divino e o aprimoramento dos dons espirituais.
4. Autodomínio: Superar vícios, impulsos negativos e desenvolver a capacidade de controlar as próprias ações e reações.
5. Empatia e compaixão: Aprender a se colocar no lugar do outro, cultivar a compaixão e agir com empatia.
6. Superar preconceitos: Enfrentar e combater preconceitos, promovendo a igualdade, o respeito e a inclusão.
7. Serviço ao próximo: Contribuir para o bem-estar da comunidade, oferecer ajuda e apoio aos que necessitam.

Certamente! Assim como qualquer entidade ou divindade, Iemanjá também possui desafios e aspectos sombras:

1. Superproteção: Iemanjá pode ter a tendência de superproteger seus filhos, o que pode impedir o desenvolvimento da autonomia.
2. Manipulação: Em momentos de desequilíbrio, Iemanjá pode usar suas emoções de forma manipuladora, procurando atingir seus objetivos pessoais.
3. Possessividade: Ela pode ser excessivamente possessiva com suas experiências e relacionamentos, dificultando o crescimento e a liberdade dos outros.
4. Inflexibilidade: Em alguns casos, Iemanjá pode ser resistente a mudanças e ter dificuldade em adaptar-se a novas situações ou ideias.
5. Emoções reprimidas: Iemanjá, assim como o oceano profundo, também pode ter emoções internas profundamente reprimidas, o que pode causar turbulências emocionais.
6. Controle excessivo: Em sua busca por proteção, Iemanjá pode tentar controlar todos os aspectos da vida de seus filhos, restringindo sua liberdade e individualidade.
7. Ciúme e rivalidade: Em certas ocasiões, Iemanjá pode sentir ciúmes de outras pessoas próximas a ela, levando a sentimentos de rivalidade e competição.

É importante lembrar que esses desafios e aspectos sombras não são definitivos e não abrangem todas as características de Iemanjá. Cada pessoa pode ter uma experiência diferente e única com a divindade.
Ela também pode se anular pela glória e vida dos seus filhos e filhas!

DIA 02 de Fevereiro dia de Festa no Mar

A relação sincretica entre Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes é bastante forte, principalmente no contexto da cultura brasileira. Nossa Senhora dos Navegantes é uma figura venerada principalmente por marinheiros e pescadores, sendo associada à proteção durante as viagens marítimas. Por conta dessa conexão com o mar, muitos sincretizam Nossa Senhora dos Navegantes com Iemanjá, que também é uma Orixá ligada às águas.

Em relação aos atributos e qualidades, algumas características se sobrepõem entre as duas entidades:

1. Proteção: Tanto Iemanjá quanto Nossa Senhora dos Navegantes são consideradas protetoras dos navegantes e pescadores, oferecendo segurança e assistência em suas jornadas.
2. Maternidade: Ambas são associadas à maternidade e cuidado, proporcionando acolhimento para aqueles que as invocam.
3. Ligação com as águas: Iemanjá é conhecida como a senhora das águas e Nossa Senhora dos Navegantes também possui uma forte relação com o mar, sendo invocada para garantir a tranquilidade e proteção nas atividades marítimas.
4. Devoção popular: Tanto Iemanjá quanto Nossa Senhora dos Navegantes possuem uma grande devoção popular, com festividades e rituais especiais dedicados a elas.
Essa sincretização entre as duas figuras religiosas reflete a capacidade da cultura brasileira em fundir diferentes tradições e crenças, respeitando e honrando as diversas manifestações espirituais.

Oxóssi

Oxóssi, nas religiões afro-brasileiras, é um Orixá associado à caça, fartura, abundância e proteção da natureza. Aqui estão sete atributos e sete qualidades frequentemente atribuídas a Oxóssi:

“É um equívoco pensar que os filhos e filhas de Oxóssi são pacíficos e lentos para tomar decisões! Oxóssi é observador e fica na espreita para acertar o seu alvo, às vezes, com uma flecha só no seu bodoque! Não duvide do olhar certeiro deste Orixá obstinado, silencioso, ligeiro e alertado!”

Atributos:

1. Caçador: Oxóssi é conhecido por sua habilidade na caça, simbolizando a busca e a conquista de objetivos. Oxóssi é obstinado e, não desiste dos seus objetivos! Oxóssi é ligeiro, silencioso e preciso.
2. Protetor da natureza: Ele é considerado o guardião dos animais e das florestas, sendo reverenciado como o espírito que protege a vida selvagem.
3. Abundância: Oxóssi representa a fartura e a prosperidade, trazendo riqueza e comida em abundância para aqueles que o cultuam. Oxóssi sabe caçar e temperar a comida!
4. Curador: Como um dos principais Orixás de cura, Oxóssi é invocado para auxiliar na cura de doenças e na busca pela saúde. Oxóssi recebeu a cura para curar os seres vivos com as medicinas naturais das florestas! Oxóssi é um Médico do corpo e das almas.
5. Ligação com as matas: Ele é associado às matas e florestas, sendo reverenciado como o senhor das áreas verdes e dos ambientes naturais. Oxóssi é protetor da fauna e da flora e daqueles que amam os bichos e as plantas! Ele é curador!
6. Sabedoria: Oxóssi é considerado um Orixá sábio, conhecido por sua inteligência e capacidade de orientação. Oxóssi não é perdido ! Ele só busca o isolamento e o som das matas para aprender a curar as suas dores e, com esta sabedoria, curar as pessoas das doenças mentais, emocionais, do corpo e da alma! Oxóssi é um investigador das causas das doenças ! Ele quer curar a causa e não os efeitos!
7. Equilíbrio: Ele é muitas vezes associado ao equilíbrio entre a natureza e a humanidade, simbolizando a coexistência harmoniosa entre os seres vivos.

Qualidades:

1. Okê: Representa a força e a coragem de Oxóssi, sendo reverenciado como guerreiro e protetor.
2. Odé: É a qualidade de Oxóssi relacionada à sua ligação com a caça e com as matas, simbolizando sua conexão com a natureza.
3. Oxóssi Curador : Refere-se à qualidade de Oxóssi relacionada ao conhecimento das ervas medicinais e seu papel como curandeiro.
4. Oxóssi com a energia das águas, porque a Terra é o principal elemento: É a qualidade que representa a fusão entre Oxóssi e Oxum, Orixá da água doce, reunindo características de ambos.
5. Oxóssi no elemento Terra: Relaciona-se com a qualidade de Oxóssi como curador, ressaltando sua capacidade de trazer a cura e o equilíbrio.
6. Oxóssi como Caboclo: Representa a qualidade de Oxóssi associada à sua sabedoria e conhecimento, sendo o Caboclo de Oxóssi aquele que trouxe a Grande Luz da Umbanda no Brasil e no mundo material! Graças a anunciação do Caboclo das 7 Encruzilhadas - vejam: na Umbanda de Zélio de Morais!
7. Arô; Essa qualidade de Oxóssi está relacionada à sua ligação com a fartura e a riqueza, simbolizando a abundância que ele traz. Se você tá buscando trabalho e fartura com a energia de Oxóssi, faça uma oferenda ao Orixá: Entrega firmando a sua intenção ou o seu pedido batendo 7 vezes as palmas faça o pedido dizendo OKÊ ARÔ Oxóssi é Caçador de mim e vai movimentar as energias na minha intenção!!!

Embora Oxóssi seja um Orixá com muitas qualidades positivas, também existem desafios ou sombras associados a ele. Aqui estão sete desafios que podem ser enfrentados pelas filhas e filhos de Oxóssi:

1. Impulsividade: Oxóssi é conhecido por sua natureza impulsiva, o que pode levar as pessoas associadas a ele a agirem sem pensar nas consequências. “Oxóssi não é devagar e difícil de tomar uma decisão.
2. Dificuldade em lidar com mudanças: Embora Oxóssi seja um Orixá da natureza, as pessoas ligadas a ele podem ter dificuldade em se adaptar a mudanças repentinas ou inesperadas. Uma coisa de cada vez ! Se ele está na caça de algo - não inventa outra coisa! Oxóssi só desiste de uma caçada se ela for injusta ou cruel!
3. Obstinado: Por ser um caçador, aqueles que têm Oxóssi como Orixá podem ser teimosos ou inflexíveis em suas opiniões e decisões.
4. Desejo de liberdade: Oxóssi valoriza o isolamento e a liberdade com independência, o que pode causar dificuldades em relacionamentos mais próximos ou compromissos mais duradouros. Dificuldades em aceitar hierarquias e regras impostas! Oxóssi é questionador apesar de ser silencioso!
5. Tendência à solidão: Pessoas ligadas a Oxóssi podem ter uma tendência a buscar solidão ou momentos de reclusão para recarregar suas energias.
6. Dificuldade em lidar com a estagnação: Oxóssi é um Orixá ligado à movimentação e busca constante, o que pode levar a frustração quando as coisas parecem estagnadas.
7. Instabilidade emocional: Devido à natureza expansiva de Oxóssi, as pessoas associadas a ele podem experimentar altos e baixos emocionais mais intensamente. Oxóssi tem este desafio para os seus filhos e filhas - lidar com rotinas fechadas impostas por ambientes fechados e também com rotinas alheias!

É importante lembrar que essas características podem variar de pessoa para pessoa e nem todos os filhos e filhas de Oxóssi enfrentarão necessariamente todos esses desafios. Cada indivíduo é único e tem suas próprias jornadas e experiências.
O quê o Santo Católico São Sebastião tem a ver com o Orixá Oxóssi na cosmovisão da Umbanda?

São Sebastião nasceu em Narbona, na antiga província romana da Gália, no século III. Ele se tornou um soldado do exército romano e foi conhecido por sua coragem e lealdade. Sebastião foi secretamente convertido ao Cristianismo e ajudou os cristãos perseguidos durante o reinado de Diocleciano, que era hostil à religião cristã.

Acredita-se que Sebastião tenha sido martirizado em Roma durante a perseguição aos cristãos. Ele foi preso e, segundo a tradição, amarrado a um poste e alvejado por flechas. No entanto, miraculosamente, Sebastião sobreviveu aos ferimentos e foi curado por uma mulher cristã. Ele continuou a pregar o cristianismo e confrontou o imperador Diocleciano publicamente, o que resultou em sua execução por espancamento.

São Sebastião é lembrado como um mártir e um santo da Igreja Católica, sendo conhecido como o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, e de vários outros lugares ao redor do mundo. Ele é frequentemente retratado com flechas, simbolizando sua resistência e coragem diante da perseguição. A festa de São Sebastião é celebrada em 20 de janeiro.

Na Umbanda, a linha dos Caboclos é uma linha espiritual que se refere aos espíritos indígenas e nativos das Américas. Por outro lado, a linha de Oxóssi é uma linha espiritual que representa o Orixá Oxóssi, uma divindade da religião afro-brasileira.

Embora ambos tenham uma conexão com a natureza e a caça, existem diferenças entre eles. Os Caboclos são espíritos de ancestrais indígenas que trazem consigo conhecimentos e sabedoria ancestral, além de atuar como protetores espirituais. Eles são conhecidos por sua força, coragem e conexão com a terra, e podem trabalhar para ajudar as pessoas em diversas áreas da vida, como saúde, amor e proteção.

Por outro lado, Oxóssi, como um Orixá, é uma divindade africana cultuada na religião afro-brasileira. Ele é considerado o caçador divino e protetor da natureza. Oxóssi é invocado para obter prosperidade, cura e orientação espiritual. Os adeptos de Oxóssi podem trabalhar com suas energias e qualidades, buscando harmonia com a natureza, conectando-se à energia da caça e buscando abundância e proteção.

Embora haja uma sobreposição em termos de conexão com a natureza e a caça, a linha dos Caboclos e a linha de Oxóssi são distintas em suas origens, práticas e energias espirituais.

“Não confundir LINHA DOS CABOCLOS com a emanação das Forças de Oxóssi na Umbanda!

Na linha dos Caboclos temos caboclos e caboclas de Oxóssi, Ogum, Oxalá e Xangô! Na minha visão, caboclos e caboclas trabalham da irradiação de cada um dos 7 Orixás da Umbanda Pés no Chão - como lembra o ponto cantado: … “temos caboclos de Ogum, de Iemanjá e Oxalá …."


Oxum

Oxum é Nossa Senhora da Conceição na Umbanda Pés no Chão - e agora começa um movimento de intolerância ao sincretismo religioso - como se o amalgamento não fosse uma realidade histórica! Não caio nestas provocações intolerantes de nenhuma bandeira!!!

OXUM - uma orixá da religião afro-brasileira, conhecida por ser a divindade das águas doces, dos rios, cachoeiras e da maternidade, do amor e da prosperidade. 

Aqui estão sete atributos que são frequentemente associados a Oxum:

1. Beleza: Oxum é reverenciada por sua beleza radiante e feminilidade encantadora.
2. Amor: Ela é considerada a divindade do amor e da fertilidade, trazendo harmonia e relacionamentos saudáveis.
3. Maternidade: Oxum também é associada à maternidade, simbolizando o instinto materno e o cuidado com os filhos.
4. Riqueza: Ela é a representação da prosperidade e abundância, trazendo fortuna e riqueza para aqueles que a procuram.
5. Águas doces: Oxum é a divindade dos rios e das águas doces, sendo reverenciada por sua ligação com esses elementos da natureza.
6. Sensualidade: Ela é conhecida por emanar sensualidade, representando a feminilidade e a sensualidade em sua forma mais pura.
7. Cura: Oxum é considerada uma divindade de cura e renovação, capaz de trazer equilíbrio e restauração para aqueles que a procuram. Este é o Ouro de Oxum - Curar as Mágoas- diluir - dissolver como todas as Yabás !

É importante ressaltar que essa é apenas uma breve descrição dos atributos de Oxum e que sua representação pode variar dentro das diferentes tradições e religiões afro-brasileiras. Na Umbanda Pés no Chão, temos a Magia dos Espelhos e da Dança de Oxum para curar o Sagrado Feminino da Autoestima das Mulheres - este é o Ouro de Oxum - resgatar e curar a autoestima e a beleza da vida ! Corpo, mente, emoções, alma e espírito sendo purificados e lavados em suas águas - melhor nas cachoeiras!

Como filhos e filhas de Oxum, existem algumas qualidades que vocês podem desenvolver para se conectarem com a energia e a essência desta orixá. Aqui estão sete delas:

1. Amorosidade: Cultivem a capacidade de amar e se conectar com as pessoas ao seu redor de forma genuína e afetuosa.
2. Sensibilidade: Desenvolvam a sensibilidade emocional, sendo empáticos e compassivos com as necessidades e sentimentos dos outros.
3. Criatividade: Abram espaço para a expressão criativa, explorando suas habilidades artísticas e encontrando novas maneiras de se expressar.
4. Generosidade: Aprendam a compartilhar com os outros, sejam recursos materiais, tempo ou habilidades, promovendo a generosidade em suas vidas.
5. Autoestima: Trabalhem no cultivo de uma boa autoestima, valorizando suas próprias qualidades e reconhecendo seu valor intrínseco.
6. Equilíbrio emocional: Busquem equilibrar suas emoções, aprendendo a lidar com os altos e baixos da vida com serenidade e sabedoria.
7. Sabedoria financeira: Sigam o exemplo de Oxum e aprendam a gerenciar suas finanças de forma inteligente, criando estabilidade e prosperidade em suas vidas.

Lembrando que essas qualidades podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa, independentemente de sua relação com a orixá Oxum. Elas são apenas algumas sugestões para aqueles que se identificam com a energia dessa divindade.

Como filhas e filhos de Oxum, vocês também podem enfrentar desafios em suas vidas. Esses desafios podem ser oportunidades de crescimento e trabalho com os aspectos sombras. Aqui estão sete desafios que vocês podem superar e trabalhar:

1. Autoestima: Trabalhar a autoestima e a valorização pessoal, evitando se colocar em segundo plano e reconhecendo sua própria importância.
2. Manipulação emocional: Cuidado para não cair na armadilha da manipulação emocional, aprendendo a estabelecer limites saudáveis e a identificar quando estão sendo manipulados.
3. Apego excessivo: Desenvolver a capacidade de se desprender de coisas, pessoas ou situações que não são mais saudáveis para vocês, buscando o equilíbrio e a liberdade emocional.
4. Vaidade excessiva: Trabalhar o equilíbrio entre cuidar da aparência e valorizar o ser interior, evitando a vaidade excessiva que pode levar à superficialidade.
5. Ciúme: Conscientizar-se e trabalhar o ciúme, aprendendo a confiar e a valorizar suas próprias qualidades, evitando comparar-se com os outros.
6. Materialismo: Superar a busca desenfreada por bens materiais e reconhecer que a verdadeira riqueza está na espiritualidade, nas boas relações e no amor.
7. Dependência emocional: Trabalhar a independência emocional, reconhecendo que a felicidade e o amor estão dentro de vocês, não dependendo exclusivamente dos outros para se sentirem completos.

Qual é a relação sincretica entre a Orixá Oxum e a Nossa Senhora da Conceição?

Certamente! Aqui estão sete atributos e semelhanças entre Oxum e Nossa Senhora da Conceição:

1. Maternidade: Ambas são consideradas símbolos maternais, representando a figura da mãe protetora e amorosa.
2. Pureza: Tanto Oxum como Nossa Senhora da Conceição são associadas à pureza e à inocência, sendo vistas como figuras imaculadas.
3. Água: Oxum é a divindade das águas doces, enquanto Nossa Senhora da Conceição é frequentemente representada em associação com elementos aquáticos, como rios e nascentes.
4. Fertilidade: Tanto Oxum como Nossa Senhora da Conceição são reverenciadas como divindades da fertilidade, simbolizando a capacidade de gerar vida e promover o crescimento.
5. Amor: Ambas representam o amor incondicional e a compaixão, sendo vistas como entidades que trazem amor e afeto para aqueles que as invocam.
6. Beleza: Oxum é conhecida por sua beleza radiante, enquanto Nossa Senhora da Conceição é retratada frequentemente com uma aparência bela e serena.
7. Devoção: Tanto Oxum quanto Nossa Senhora da Conceição possuem uma forte base devocional, com seguidores que demonstram devoção e fé em suas representações.

Ogum

Lembrem que até a Sétima Onda o Reino é de Ogum! Somente depois de “pular as 7 ondas”
estaremos nas ponteiras do Reino de Iemanjá!
7 atributos; 7 qualidades do Orixá Ogum e os 7 desafios para suas filhas e filhos da Umbanda Pés no Chão!
Orixá Ogum, na Umbanda, é conhecido por diversos atributos e qualidades. Aqui estão sete deles:
1. Guerreiro: Ogum é considerado um guerreiro incansável, representando a força e a coragem para enfrentar desafios e superar obstáculos.
2. Protetor: Ele é visto como um protetor, defendendo seus seguidores contra energias negativas e perigos físicos mentais e espirituais.
3. Determinação: Ogum é conhecido por sua determinação inabalável. Ele é símbolo das estratégias e ações de perseverança e incentiva seus filhos e filhas, seguidores da Força Ogum , a nunca desistirem dos seus objetivos.
4. Justiça: Ogum é associado à justiça, agindo de forma imparcial diante das situações. Ele inspira seus seguidores a agirem de forma ética e a buscarem a justiça em suas vidas. E o ajustamento das Leis Universais nas relações de causa e efeitos!
5. Habilidade técnica: Além de ser um guerreiro, Ogum também é associado às habilidades técnicas. Ele é considerado o mestre das ferramentas, ensinando seus seguidores a desenvolverem habilidades práticas e a utilizarem instrumentos para resolver problemas. Ogum é criativo, inventivo - senhor do FOGO, da FORJA - é o senhor das tecnologias e inteligências estratégicas!
6. Lealdade: Ogum é conhecido por sua lealdade inabalável. Ele valoriza a fidelidade e a honra, inspirando seus seguidores a serem leais aos seus princípios e às pessoas ao seu redor. Não admite traição e não se afina com traidores!
7. Equilíbrio: Embora guerreiro, Ogum também é associado ao equilíbrio. Ele ensina a importância de equilibrar a força com a sabedoria, a ação com a reflexão, e a coragem com a prudência. Depois de muitas lutas para dominar os seus instintos e a sua fúria - Ogum se arrepende de agir com rigor ! É o seu maior desafio.
7 DESAFIOS:
As filhas e os filhos de Ogum podem enfrentar diferentes desafios, conforme sua caminhada espiritual e jornada pessoal. Aqui estão sete desafios comumente associados a eles:
1. Controle da raiva: Devido à natureza guerreira de Ogum, seus seguidores podem ter uma tendência a lidar com a raiva de forma intensa. Um desafio é aprender a canalizar essa energia de forma construtiva e evitar explosões emocionais.
2. Impulsividade: A impulsividade é outro desafio que pode se manifestar, pois Ogum é conhecido por sua energia rápida e impetuosa. Aprender a ponderar antes de agir e tomar decisões conscientes é essencial.
3. Equilíbrio entre força e sensibilidade: Os filhos e filhas de Ogum são frequentemente confrontados com o desafio de equilibrar sua natureza forte e agressiva com a sensibilidade emocional e a empatia pelos outros.
4. Autossuficiência: Ogum incentiva seus seguidores a serem independentes e a enfrentarem seus próprios desafios. Isso pode ser um desafio em si, pois pode ser difícil pedir ajuda ou confiar nos outros.
5. Persistência: Ogum valoriza a perseverança e a determinação. Um desafio para seus seguidores é encontrar motivação para persistir mesmo quando as coisas parecem difíceis ou desanimadoras.
6. Resolução de conflitos: Devido à sua natureza guerreira, os filhos e filhas de Ogum podem estar propensos a enfrentar conflitos e confrontos. Um desafio é aprender a resolver conflitos de forma pacífica e construtiva.
7. Disciplina e autocontrole: Ogum valoriza a disciplina e o autocontrole. Um desafio é desenvolver e manter essas qualidades em diferentes aspectos da vida, seja nos estudos, no trabalho ou nas relações pessoais.
SINCRETISMO SÃO JORGE OGUM na Umbanda
No sincretismo da Umbanda, Ogum e São Jorge Guerreiro são considerados entidades semelhantes, compartilhando atributos e qualidades relacionados à força, coragem e proteção. Aqui estão sete atributos e sete qualidades que podem ser associados a ambos:
Atributos:
1. Guerreiros: Tanto Ogum quanto São Jorge são conhecidos por sua natureza guerreira, representando a coragem e bravura diante dos desafios da vida.
2. Protetores: Ambos são considerados protetores, defendendo seus devotos contra energias negativas e perigos físicos, mentais e espirituais.
3. Determinação: Tanto Ogum quanto São Jorge são símbolos de determinação inabalável, incentivando seus seguidores a persistirem em suas lutas e objetivos.
4. Justiça: Ambos são associados à justiça, agindo de forma imparcial diante das situações e inspirando seus seguidores a buscarem a equidade e a ética em suas vidas.
5. Lealdade: Tanto Ogum quanto São Jorge são conhecidos por sua lealdade, tanto aos seus seguidores quanto às suas crenças e valores.
6. Coragem: Ambos são símbolos de coragem, encorajando seus devotos a enfrentarem os medos e desafios com valentia.
7. Vitória: Tanto Ogum quanto São Jorge são associados à vitória, inspirando seus seguidores a superarem obstáculos e alcançarem conquistas pessoais e espirituais.
Qualidades:

1. Firmeza: Ogum e São Jorge são conhecidos por sua firmeza, pois não se deixam abalar facilmente perante as adversidades.
2. Generosidade: Ambos também são vistos como entidades generosas, dispostas a ajudar aqueles que buscam sua ajuda e proteção.
3. Honestidade: Tanto Ogum quanto São Jorge representam a honestidade, incentivando seus seguidores a agirem com integridade em todas as situações.
4. Disciplina: Ambos valorizam a disciplina, encorajando seus devotos a manterem uma rotina espiritual consistente e a se esforçarem para alcançar seus objetivos.
5. Estratégia: Ogum e São Jorge são associados à estratégia, ensinando a importância do planejamento e da sabedoria nas batalhas da vida.
6. Compaixão: Ambos mostram compaixão por aqueles que estão em dificuldades, demonstrando empatia e oferecendo apoio aos necessitados.
7. Fé: Tanto Ogum quanto São Jorge são símbolos de fé, incentivando seus seguidores a confiarem nas suas capacidades e no poder divino para superar os desafios.
Ogum trabalha nos opostos do medo; da fraqueza, do vitimismo e da preguiça!
Ogum é Guerreiro Combativo, Criativo e cheio de estratégias inteligentes para atingir os seus objetivos


XANGÔ - SÃO JERÔNIMO


O Orixá da Justiça e dos Ajustamentos da Lei Universal de Causa e Efeito.


Xangô é amplamente associado à justiça e ao ajustamento na lei de causa e efeito, também conhecida como lei do carma. Ele é venerado como um orixá que busca instaurar a justiça tanto nas relações humanas quanto nas leis universais.

Xangô é considerado o guardião da justiça divina e é responsável por garantir que cada indivíduo seja recompensado ou punido de acordo com suas ações e escolhas na vida. Ele atua como um juiz imparcial que observa atentamente as ações e intenções das pessoas, garantindo que a lei de causa e efeito seja cumprida.

No contexto da lei de causa e efeito, Xangô ensina a importância de assumir responsabilidade pelas próprias ações e enfrentar as consequências de forma justa. Ele nos lembra que cada ação tem uma consequência correspondente e que devemos ser conscientes das nossas escolhas, pois elas moldam o nosso destino.
Portanto, Xangô representa a busca pela justiça e atua como um equilibrador dos desequilíbrios causados pelas ações humanas. Ele nos lembra a importância de vivermos em consonância com os princípios éticos e morais, promovendo o ajustamento necessário na lei de causa e efeito.

Aqui estão os 7 atributos e 7 qualidades de Xangô:

Atributos de Xangô:

1. Justiça: Xangô é reverenciado como um orixá da justiça, que busca a equidade e a imparcialidade nas relações humanas. Ele é conhecido por tomar decisões justas e equilibradas, levando em consideração todos os lados de uma situação.
2. Sabedoria: Xangô é visto como um orixá extremamente sábio, que detém um conhecimento profundo sobre a natureza humana, os caminhos da vida e o equilíbrio universal. Sua sabedoria é fonte de orientação e inspiração para aqueles que o buscam.
3. Força: Xangô é uma divindade que representa a força interior e a coragem. Ele é conhecido por enfrentar desafios e obstáculos com determinação, coragem e resiliência. A força de Xangô inspira seus seguidores a serem valentes e perseverantes diante das adversidades.
4. Equilíbrio: Xangô é um símbolo vivo do equilíbrio e da harmonia. Ele ensina a importância de buscar o equilíbrio em todas as áreas da vida, seja emocional, espiritual ou física. Ele nos lembra que o equilíbrio é essencial para vivermos uma vida plena e satisfatória.
5. Disciplina: Xangô valoriza a disciplina e a ordem. Ele nos ensina a importância de estabelecer metas claras e trabalhar arduamente para alcançá-las. A disciplina é vista como uma virtude que nos ajuda a alcançar o sucesso e a realizar nossos objetivos.
6. Liderança: Xangô é reconhecido como um líder carismático e habilidoso. Sua presença imponente irradia confiança e inspira outros a segui-lo. Ele capacita seus seguidores a se tornarem líderes em suas próprias vidas, incentivando-os a tomar decisões sábias e influenciar positivamente aqueles ao seu redor.
7. Determinação: Xangô é conhecido por sua determinação inabalável. Ele não desiste facilmente diante de desafios e dificuldades, persistindo em seus ideais e objetivos. A determinação de Xangô nos inspira a perseverar diante de adversidades e a nunca perder a esperança.

Qualidades de Xangô:

1. Generosidade: Xangô é um orixá generoso, que compartilha suas bênçãos e riquezas com aqueles que o reverenciam. Ele ensina a importância de ser generoso e compassivo, ajudando os outros e contribuindo para o bem-estar da comunidade.
2. Inteligência: Xangô possui uma inteligência aguçada, que o capacita a entender e analisar situações de forma clara e perspicaz. Sua inteligência é um exemplo a ser seguido, incentivando-nos a buscar conhecimento e desenvolver nossas habilidades mentais.
3. Justiça: Xangô é um orixá da justiça, que defende a igualdade e a imparcialidade. Ele nos ensina a importância de tratar todos com justiça e respeito, sem fazer distinção de raça, gênero, classe social ou qualquer outra característica.
4. Honestidade: Xangô valoriza a honestidade em todas as relações e situações. Ele nos orienta a sermos sinceros, íntegros e transparentes em nossas ações e palavras, manifestando a verdade em tudo o que fazemos.
5. Coragem: Xangô é um símbolo de coragem e bravura. Ele nos inspira a enfrentar nossos medos e desafios com valentia, encorajando-nos a sair de nossa zona de conforto e perseguir nossos sonhos.
6. Equidade: Xangô é um defensor da equidade, buscando tratar todos igualmente, sem favoritismos ou preconceitos. Ele nos ensina a importância de tratar as pessoas com justiça e respeito, independentemente de suas diferenças.
7. Ética: Xangô é um exemplo de retidão ética. Ele nos encoraja a agir de acordo com princípios éticos elevados, cultivando valores como honestidade, integridade e responsabilidade em todas as áreas de nossas vidas.

Aqui estão 7 desafios que as filhas e filhos de Xangô podem enfrentar para seu desenvolvimento pessoal, superando os aspectos sombra da personalidade de Xangô:

1. Equilibrar a justiça com a compaixão: Enquanto Xangô valoriza a justiça, é importante lembrar de equilibrar isso com a compaixão. Desafio em desenvolvimento: Reconhecer que a compaixão e a empatia são importantes ao tomar decisões justas.
2. Controlar a raiva: Xangô é conhecido por seu temperamento explosivo. Desafio em desenvolvimento: Aprender a controlar a raiva e canalizá-la de maneira saudável, evitando reações impulsivas.
3. Aceitar feedback construtivo: Xangô pode ser orgulhoso e resistente à crítica. Desafio em desenvolvimento: Abrir-se para receber feedback construtivo, reconhecendo que isso pode levar ao crescimento pessoal e ao aprimoramento de suas habilidades.
4. Desenvolver humildade: Xangô pode ser vaidoso e arrogante. Desafio em desenvolvimento: Cultivar a humildade, reconhecendo os méritos e conquistas dos outros e aprendendo a valorizar as perspectivas e contribuições de todos.
5. Equilibrar autoridade com empatia: Xangô é um líder nato, mas às vezes pode parecer dominador. Desafio em desenvolvimento: Aprender a ser um líder compassivo, ouvindo e valorizando as opiniões e necessidades dos outros, ao mesmo tempo em que mantém a autoridade necessária.
6. Controlar o desejo de vingança: Xangô pode ser implacável quando se sente traído. Desafio em desenvolvimento: Aprender a perdoar, deixar de lado a necessidade de vingança e buscar a reconciliação.
7. Cultivar a paciência: Xangô pode ser impaciente e propenso a explosões de temperamento. Desafio em desenvolvimento: Praticar a paciência em todas as áreas da vida, aprendendo a esperar, ouvir e ter empatia antes de agir.
Xangô, na religião afro-brasileira, tem uma associação sincretista com o santo católico São Jerônimo. O sincretismo é uma prática que ocorreu durante a colonização do Brasil, quando os africanos escravizados foram obrigados a adotar a religião católica dos colonizadores, mas conseguiram preservar suas crenças tradicionais ao associar seus orixás com os santos católicos correspondentes.
São Jerônimo é um santo católico conhecido por sua busca pela verdade e seus escritos em defesa da fé. Xangô, por sua vez, é associado à força e justiça. Essa associação entre Xangô e São Jerônimo ocorreu devido às semelhanças entre esses dois personagens em termos de suas virtudes e atributos.
Xangô é frequentemente representado segurando um machado de duas lâminas, que simboliza a justiça e o poder. Essa representação está associada à solidez da rocha, que representa a estabilidade, a força e a implacabilidade de Xangô ao aplicar seus julgamentos e punições justas.
Quanto à associação com o raio e o trovão, Xangô é frequentemente associado a esses fenômenos naturais. O raio e o trovão representam a imponência, a força e o poder de Xangô. Ele é considerado o senhor dos raios e trovões, e eles são vistos como manifestações de sua energia e presença.
Essas associações e símbolos são utilizados para representar os atributos e a essência de Xangô, tanto na religião afro-brasileira quanto no sincretismo com São Jerónimo.

Iansã

Os sete  atributos da Orixá Iansã - Santa Bárbara!

1. Senhora dos ventos: Iansã é conhecida por ser a dona dos RAIOS; dos ventos e das tempestades. Ela possui um poderoso domínio sobre os elementos da natureza, especialmente o vento.
2. Protetora dos raios: Iansã também é considerada a protetora dos raios e relâmpagos. Ela utiliza esses fenômenos para afastar energias negativas e trazer renovação.
3. Guerreira valente: Iansã é uma orixá guerreira, conhecida por sua coragem e determinação. Ela representa a força feminina e o poder de enfrentar desafios.
4. Ligada à transformação: Iansã é associada à transformação e renovação. Ela pode trazer mudanças significativas e ajudar a superar obstáculos.
5. Mensageira dos Orixás: Iansã é considerada uma mensageira dos outros orixás. Ela tem a habilidade de se comunicar com diferentes divindades e transmitir suas mensagens aos seres humanos.
6. Ligação com a sexualidade: Iansã é uma orixá que também está associada à sexualidade. Ela representa a energia vital e a paixão.
7. Deusa do Candomblé e Umbanda: Iansã é uma figura importante nas religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda. Ela é uma das orixás mais reverenciadas e cultuadas nessas tradições.
Esses são apenas alguns dos atributos da Orixá Iansã, que possui uma história rica e significados diversos dentro das religiões afro-brasileiras.

Para que as filhas e filhos de Iansã possam desenvolver-se, algumas qualidades que podem cultivar são:

1. Coragem: Assim como Iansã, é importante desenvolver coragem para enfrentar desafios e superar obstáculos com determinação.
2. Resiliência: É essencial desenvolver a capacidade de se adaptar e se recuperar rapidamente de situações difíceis, assim como Iansã lida com as tempestades.
3. Autoconfiança: Cultivar a confiança em si mesmo é fundamental para seguir em frente com convicção e superar os desafios da vida.
4. Liderança: Iansã é uma guerreira e líder, portanto, é importante desenvolver habilidades de liderança, como tomar decisões, inspirar e motivar outras pessoas.
5. Espiritualidade: Iansã é uma entidade espiritual, e é importante conectar-se com sua própria espiritualidade e desenvolver uma relação pessoal com o divino.
6. Assertividade: Saber expressar de forma clara e respeitosa suas opiniões, desejos e limites é importante para assegurar seu bem-estar e felicidade, assim como Iansã.
7. Amor à liberdade: Iansã é conhecida por sua independência e amor à liberdade. Desenvolver-se na direção da liberdade pessoal, emocional e espiritual é um atributo valioso para as filhas e filhos de Iansã.

Embora Iansã seja uma orixá poderosa e represente qualidades positivas, também existem desafios e aspectos sombras que podem ser superados. Aqui estão alguns deles:

1. Impulsividade: A energia de Iansã pode ser intensa e impulsiva, o que pode levar a decisões precipitadas. É importante aprender a controlar essa impulsividade e tomar decisões mais ponderadas.
2. Agressividade: Iansã é uma guerreira, mas deve-se ter cuidado para não se deixar levar pela agressividade excessiva. É importante aprender a canalizar a energia de forma construtiva e não prejudicar os outros.
3. Inconstância: Iansã também pode ser associada à mudança e instabilidade. É necessário encontrar um equilíbrio entre a necessidade de mudança e a estabilidade, para evitar a inconstância excessiva.
4. Dificuldade em lidar com a vulnerabilidade: A personalidade forte de Iansã pode dificultar a expressão e o processamento de emoções mais vulneráveis. É importante aprender a lidar com essa vulnerabilidade de forma saudável.
5. Tendência ao confronto: Iansã é uma guerreira e pode ter uma tendência a entrar em confronto. É importante aprender a escolher as batalhas e encontrar formas pacíficas de lidar com conflitos.
6. Orgulho excessivo: Iansã pode ser orgulhosa e ter dificuldade em admitir erros ou pedir ajuda. É importante cultivar a humildade e a capacidade de aprender com os outros.
7. Desejo de controle: Iansã pode ter uma forte necessidade de controle e pode se tornar dominadora. É importante aprender a confiar e permitir que os outros tenham sua própria autonomia e liberdade.

Sincretismo, SIM ! Aqui está um resumo da história de Santa Bárbara e do mito de Iansã:

Iansã é Santa Bárbara e Santa Bárbara é Iansã - e os chatos e chatas que querem retirar os santos dos terreiros - que vão estudar mais sobre o amalgamento religioso!

Santa Bárbara:

Santa Bárbara é uma das santas mais populares e veneradas na tradição cristã. Segundo a tradição, Bárbara era uma jovem cristã nascida em Nicomédia (atual Turquia) durante o século III. Seu pai era um rico pagão que a prometeu em casamento contra a sua vontade. Bárbara, porém, decidiu dedicar-se ao cristianismo e recusou-se a casar. Ela se tornou uma mártir quando foi denunciada às autoridades romanas por seu pai e foi submetida a torturas cruéis por causa de sua fé. Diz a lenda que, durante sua execução, um raio atingiu o carrasco que a havia torturado, sendo assim associada aos raios e tempestades. Ela é frequentemente retratada com uma espada e uma torre.

Mito de Iansã:

Iansã é uma das principais divindades femininas da religião afro-brasileira conhecida como Umbanda e Candomblé. Ela é considerada uma orixá, uma divindade ancestral africana. No mito de Iansã, ela é retratada como uma mulher guerreira e poderosa, senhora dos ventos e tempestades. Ela é esposa de Xangô, orixá do trovão e da justiça. Iansã é conhecida por sua coragem, determinação e força. Diz a lenda que ela é capaz de destruir e purificar energias negativas com seus raios e tempestades. Ela também é associada à renovação e transformação.
Ambas as figuras, Santa Bárbara e Iansã, são reverenciadas por sua força, coragem e proteção contra perigos e adversidades.

Aqui estão sete atributos e sete qualidades que podem ser percebidas tanto na Orixá Iansã quanto no sincretismo com a Santa Bárbara:

Atributos de Iansã/Santa Bárbara:

1. Senhora dos ventos e das tempestades: Ambas são associadas ao domínio sobre os ventos e tempestades, simbolizando o poder da natureza.
2. Protetoras contra raios e tempestades: Tanto Iansã quanto Santa Bárbara são consideradas protetoras contra raios e fenômenos climáticos severos.
3. Guerreiras valentes: Elas são conhecidas por sua coragem e força na luta contra as adversidades.
4. Ligadas à transformação: Ambas estão associadas à capacidade de trazer mudanças significativas e promover renovação.
5. Fazem parte das religiões afro-brasileiras: Tanto Iansã quanto Santa Bárbara possuem importância nas religiões afro-brasileiras, como o Candomblé e a Umbanda.
6. Possuem sincretismo com a religião católica: Ambas têm uma relação de sincretismo com a religião católica, sendo associadas a Santa Bárbara.
7. Celebradas em datas específicas: Tanto Iansã quanto Santa Bárbara têm datas especiais de celebração, sendo o dia 4 de dezembro para Santa Bárbara e o dia 4 de dezembro ou 30 de abril para Iansã.

Qualidades percebidas em Iansã/Santa Bárbara:

1. Coragem: Ambas representam a coragem e a bravura necessárias para enfrentar desafios e superar obstáculos.
2. Proteção: Tanto Iansã quanto Santa Bárbara são vistas como protetoras, capazes de afastar energias negativas e proporcionar segurança.
3. Determinação: Essas entidades são conhecidas por sua determinação, mostrando a importância de persistir mesmo diante das adversidades.
4. Liderança: Elas são símbolos fortes de liderança, inspirando outros a seguir seus exemplos e orientando aqueles que buscam orientação.
5. Justiça: Iansã e Santa Bárbara são associadas à justiça, defendendo a igualdade e lutando pelos direitos de todos.
6. Renovação: Ambas representam a capacidade de transformação e reinvenção, incentivando as pessoas a deixarem o passado para trás e abraçarem novas oportunidades.
7. Empoderamento feminino: Tanto Iansã quanto Santa Bárbara são figuras poderosas que representam o empoderamento feminino, encorajando as mulheres a se tornarem fortes e independentes.





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Flores para os Orixás

São José - Sincretizado com Xangô

Firmeza e Assentamento (Umbanda)