O que herdamos dos Orixás em nossa personalidade






OXALÁ 
Magnetizador ou Cristalizador. 
No positivo: Amorosos, alegres, compenetrados em tudo o que fazem. Emocionam-se facilmente, compadecem-se com o sofrimento alheio e acreditam em todos. São persistentes. 
No negativo: São ranzinzas, briguentos, frios, perversos, perigosos, agressivos e vaidosos. 
Apreciam: Festas, reuniões calorosas, passeios, a boa mesa, roupas da moda e a companhia de pessoas alegres e leais, mulheres inteligentes e decididas. 
Não apreciam: Pessoas falsas, emotivas, arrivistas, roupas conservadoras, conversas chulas, trabalhos pesados, recintos fechados, horários rígidos e comidas picantes. 
Regente: Sol 
Número: 1 Obs.: São solares e geniosos.

OYÁ (tempo) par de Oxalá
Desmagnetizador ou Temporal. 
No positivo: Simpáticas, discretas, silenciosas, observadoras, amigas e conselheiras, emotivas, mas guardam suas emoções para si ao invés de exterioriza-las, lutadoras e muito sinceras. 
No negativo: Retraídas, ciumentas, possessivas, evasivas, fugidias, descrentes, desconfiadas, não perdoam uma ofensa, mesmo que for inconsciente. São glaciais nos seus envolvimentos emocionais. 
Apreciam: As coisas religiosas, o estudo, a música suave ou romântica, um pouco de isolamento, conversas construtivas, a companhia de pessoas discretas e de homens maduros, reservados e amorosos. 
Não apreciam: Pessoas imaturas, improdutivas, muito falantes e grosseiras, roupas berrantes, discussões inconsequentes, intrigas, lugares muito agitados, muitas companhias, não gastam seu tempo à toa. 
Regente:Tempo 
Número:10  Obs.: São temporais, persistentes, tenazes e introspectivas.

OXUM 
Agregador ou conceptivo. 
No positivo: São amorosas, delicadas, meigas, sensíveis, perceptíveis, perfeccionistas, cuidadosas, amáveis, protetoras e maternais. 
No negativo: São ciumentas, agressivas, vaidosas, insuportáveis, vingativas, não esquecem uma ofensa e não perdoam uma mágoa. 
Apreciam: Festas familiares, danças, recitais românticos, poesias, medicina, crianças, ser professoras, conselheiras, donas de casa amorosas. 
Não apreciam: A solidão, homens autoritários ou agressivos, reuniões monótonas, estudo das ciências exatas, política, lugares tristes ou monótonos, homens ciumentos e mulheres egoístas. 
Regente: Vênus 
Número: 2  Obs.: Possuem compleição delicada

OXUMARÉ 
Diluidor e Renovador. 
No positivo: São extrovertidos, falantes, galantes, envolventes, comunicativos, criativos, amáveis, educados, curiosos, interrogativos e alegres. 
No negativo: São apáticos, mórbidos, fechados, sombrios, isolacionistas, solitários, auto punidores, venenosos e aziagos (infelizes, azarentos, agourentos). 
Apreciam: As ciências, os estudos filosóficos, passeios em grupo, reuniões agitadas ou festivas, discussões eloquentes e emocionantes, a política, a liderança, ser expoente no seu meio e criar coisas novas e revolucionárias. Gostam de mulheres descontraídas e descompromissadas, pois são volúveis. 
Não apreciam: A monotonia ou repetitividade no seu dia- a- dia, mulheres ciumentas, a mesma comida todos os dias, locais fechados ou abafados, pessoas inoportunas ( ou aproveitadores), pessoas de natureza iracunda ( colérico, irascível, propenso à ira) ou irritantes e mal-humoradas. 
Planeta: Vênus 
Número: 11 Obs.: São do tipo esbelto, solto e ágil.

OXÓSSI 
Expansor. 
No positivo: São galanteadores, verborrágicos (falam muito), confiáveis, leais, sensíveis às necessidades alheias e muito prestativos. 
No negativo: São críticos ácidos, linguarudos e respondões, vingativos, são perigosos e brigam por qualquer motivo. Apreciam: Viajar, estudar, fazer muitas amizades e confiam muito facilmente. 
Não apreciam: Pessoas ignorantes, lugares fechados, a monotonia, conversas tolas, pessoas falsas. 
Planeta: Mercúrio 
Número: 5 Obs.: Curiosos, sentem atração por tudo que for interessante. 

OBÁ 
Concentrador. 
No positivo: São humildes, boas ouvintes dos nossos problemas, conselheiras, capazes de dar o próprio pão a alguém que não tem nada para comer. São resignadas e esperançosas. 
No negativo: São intrigantes, ficam remoendo uma ofensa recebida, são cruéis e traiçoeiras e se vingam na primeira oportunidade que surgir. 
Apreciam: A vida doméstica, a segurança do lar e são muito reservadas com suas amizades, preferindo falar da vida alheia que da própria e desconfiam ao primeiro sinal de alerta interior. 
Não apreciam: Pessoas soberbas, lugares ou reuniões agitadas, conversas chulas, pessoas vaidosas ou rompantes (arrogantes, orgulhosas). 
Planeta: Urano 
número: 14 Obs.:  Reservadas e sentem atração pelo que for prático.

XANGÔ 
Equilibrador.
No positivo: São passivos, racionais, meditativos e observadores, atentos mas pouco falantes e geniais. 
No negativo: São reclusos, calados, rancorosos, implacáveis nos seus juízos, intratáveis. 
Apreciam: A leitura, a música, os discursos, a boa companhia e a companhia de mulheres vivazes (vigorosas, vivas, ligeiras), o aconchego do lar e da boa mesa, gostam de se vestir bem, mas com sobriedade. 
Não apreciam: Festas arrivistas, reuniões emotivas, companhias desequilibradas ou mulheres apáticas, os egoístas e os soberbos. 
Regente: Sol 
Número: 3 Obs.:  Estatura baixa ou média, de compleição robusta ou atarracada. 

EGUNITÁ 
Energizadora.
No positivo: São ativas, emotivas, impulsivas, reparadoras, faladoras e geniosas. 
No negativo: São egoístas, briguentas, intrigantes, vingativas, insensíveis e teimosas. 
Apreciam: As conversas reservadas, espetáculos emotivos, reuniões (de estudo, orações, política), a companhia de pessoas passivas e de homens que as incandesçam, gostam de passear, de se vestir bem com roupas coloridas ou de cores fortes. 
Não apreciam: Homens presunçosos, arrivistas ( inescrupulosos) e preguiçosos, não apreciam festas monótonas, conversas tolas, comidas sonsas e bebidas adocicadas. 
Regente: Sol 
Número: 9 Obs.:  Estatura média ou alta, de compleição longilínea ou magra. 

OGUM 
Ordenador.
No positivo:  São leais, vigorosos no amparo aos seus afins, protetores, ciumentos dos seus, não abandonam um amigo à própria sorte e dão a vida para salvar alguém. 
No negativo: São irredutíveis e tentam se impor a todo custo. 
Apreciam: Viagens, competições, esportes violentos, discussões acaloradas, comidas e bebidas fortes e mulheres que se apaixonam por eles. 
Não apreciam: A monotonia, o sedentarismo, as músicas suaves ou melancólicas, o trabalho onde devem ficar incomunicáveis ou presos a um mesmo lugar. 
Regente: Marte 
Número: 7  Obs.: Estatura média e de compleição física forte e voluntariosa tendendo para o musculoso.

IANSà
Direcionador.
No positivo: São envolventes, risonhas, alegres, amorosas, mas sem pieguice (ridiculamente sentimental), possessivas com os seus, amigas e companheiras, leais, mulheres atiradas que tomam iniciativas ousadas, expeditas( desembaraçadas, ativas), ágeis no pensar e no falar, objetivas e lutadoras, são líderes natas. 
No negativo: São emotivas e se não se impõem, revoltam-se e abandonam quem não se submete a elas e logo estão estabelecendo novas ligações, onde se imporão. 
Apreciam: Festas, pessoas falantes e alegres, ambientes enfeitados e multicoloridos, viagens a passeio, homens envolventes, trabalhos agitados. 
Não apreciam: Homens introvertidos, reuniões monótonas, amizades egoístas, ambientes conservadores, trabalhos ou deveres monótonos, comidas pesadas, roupas sóbrias, a “prisão” da vida doméstica, a repetição das mesmas coisas no seu dia-a-dia. 
Regente: Sol 
Número: 13 Obs.:  Estatura média e de compleição curvilínea bem delineada, tendendo para o sensualismo. 

OBALUAÊ 
Evolutivo.
No positivo: São cordiais, corteses, falantes, criativos, imaginosos, elegantes e generosos. 
No negativo: Prepotentes, autoritários, mesquinhos, vaidosos, desleais, intrigantes, vingativos, pedantes e bajuladores, mulherengos. 
Apreciam: A boa mesa, companhias interessantes, ser o centro das atenções, festas, as roupas elegantes viagens e reuniões animadas, bebidas suaves. 
Não apreciam: A monotonia, o silêncio, a solidão, as companhias tolas ou inconsequentes e o trabalho repetitivo ou em ambientes fechados. 
Regente: Terra e Júpiter Número: 4 

NANà
Decantador.
No positivo: São calmas, conselheiras.
No negativo: São intratáveis.
Apreciam: A boa mesa.companhias falantes e alegres, reuniões familiares e religiosas, pessoas que lhes dediquem afeto e respeito, vestes multicoloridas. 
Não apreciam: Pessoas egoístas e mesquinhas ou geniosas, festas e reuniões agitadas, crianças peraltas, roupas espalhafatosas, desperdício, preguiçosos e exibicionistas.
Regente: Vênus e Terra 
Número: 6  

YEMANJÁ 
Gerador.
No positivo: São alegres, leais, fiéis, generosas, trabalhadoras, muito diligentes em tudo o que fazem e são muito ativas. 
No negativo: São respondonas, irritantes, intolerantes, briguentas e despeitosas. 
Apreciam: A vida doméstica, o trabalho produtivo, o respeito, a fidelidade, a religiosidade firme, o estudo, vestes sóbrias e elegantes, a companhia de homens firmes nas decisões e de naturezas fortes. 
Regente: Netuno 
Número: 8  Obs.: Típicas matronas, robustas, vigorosas, impulsivas, autoritárias.

OMULU 
Paralisador.
No positivo: São alegres, mas reservados, resolutos (decididos), observadores, perspicazes e orientadores. 
No negativo: São perigosos, violentos, intolerantes, cruéis e insensíveis à dor alheia. 
Apreciam: A vida errante, o trabalho descompromissado, o ensino, o misticismo, a magia e as coisas religiosas. Roupas discretas, mas bem alinhadas, a boa mesa e companhias inteligentes. 
Regente: Plutão 
Número: 12 Obs.: Geralmente são magros e de traços físicos bem definidos


Olá, sou Anna Pon, autora deste blog. 
Conheça meu trabalho de psicografia literária e seja sempre bem-vindo!  


"Vô Benedito nos Tempos da Escravidão" novo trabalho psicografado por Anna Pon. 
Transmitido por Vô Benedito (Espírito)
Já à venda no Clube de Autores e nas melhores livrarias do Brasil
Nas versões impresso e e book acesse o link!



"Maria Baiana e a Umbanda"
Uma psicografia de Anna Pon pelo espirito de Maria Baiana
Disponível nos formatos e book e capa comum, já a venda em
Amazon.com





Publicações pela Editora do Conhecimento

"A História de Pai Inácio" https://bit.ly/3tzR486  

"A Cabana de Pai Inácio"  https://bit.ly/3nlUKcv


"Carmem Maria" https://bit.ly/3z0tLp4




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Flores para os Orixás

São José - Sincretizado com Xangô

Firmeza e Assentamento (Umbanda)