Velas e seus poderes

 



O fogo foi, sem dúvida, uma das maiores descobertas do ser humano. A vida mudou muito a partir de então e coisas fantásticas foram possíveis a medida que o homem passou a controlar o elemento, usando-o em seu favor. 

Além dos benefícios práticos, como aquecer e cozinhar, por exemplo, o fogo passou a simbolizar a luz. A partir da descoberta do fogo a luz "derrotou" a escuridão passando a simbolizar a vitória do bem sobre o mal, a transmutação e a purificação. Nos dias de hoje ainda existem rituais mágicos (magias), nos quais o fogo é o elemento que aquece, mas, ao mesmo tempo, consome. Purifica e modifica ou esgota tudo o que não sirva mais, como maus hábitos.

O fogo simboliza ainda, o divino em nós, a centelha Divina presente em todos os seres humanos. É um elemento físico, com força e energia física, mas, é  igualmente força espiritual que purifica e nos faz evoluir.

Rituais de purificação, entre outros, com fogo, são anteriores às religiões que se valem desse elemento em suas práticas, pois, o homem "adorou" o fogo logo após descobrir seu poder, ou seja, está gravada na memória do ser humano a  "adoração " ao fogo.

Rituais com fogo são: defumações utilizando ervas, fogareiros, velas, fogueiras, entre outros.

A magia das velas é ativada a partir do fogo, é ele que conduz e estimula a intenção, a concentração.

Por ser elemento poderoso e muito antigo, o fogo se faz presente em várias religiões, seja na utilização das velas, incensários, etc. O fogo simboliza o Divino em nós, externamente nos purifica e estimula a fé, por isso existem expressões como: Chama Crística, Chama da Esperança, Centelha Divina, entre outras.

Há muitas formas de praticar a magia do fogo, porém, a cautela é a amiga do devoto ou mago porque os perigos são grandes, portanto, quem pretende usar a magia do fogo deve, antes de tudo, respeitar seu poder e somente faze-lo em segurança. Velas são magia do fogo mais utilizadas, pois, estão disponíveis com facilidade. Com as velas todo o cuidado também deve ser observado.

Velas conferem poder às magias pelo elemento fogo e pelo seu simbolismo, além de, quando acesas, atraírem os entes espirituais ligados ao fogo, ou seja, ativam o "espirito" do fogo, elemental conhecido como salamandra que atua na magia que se realiza.

A cor da vela é importante porque a cor tem frequência/vibração e se associa às emoções e desejos humanos, conecta ainda, pela cor, à natureza Divina. A vela é uma espécie de mensageira dos nossos desejos, e colabora conosco no sentido de dar continuidade à nossa vigília. Está presente em vários momentos de nossas vidas, na alegria, tristeza, dor, devoção e cura.

Anna Pon



O texto que segue é de 
Luiz Roberto Dias Nunes

 ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O SIGNIFICADO DAS CORES:

Amarela: representa o intelecto, criatividade, unidade, trazendo o poder da concentração e da imaginação para estimular os estudos; simboliza também a energia solar, ação, inspiração e mudanças súbitas.

Dourado: simboliza a compreensão e atrai as influências dos poderes cósmicos;  simboliza a energia solar; usada em rituais para remover a negatividade, encorajar e trazer estabilidade.

Azul: cor espiritual para rituais que necessitam de harmonia, luz, paz, sonhos, saúde, magia que envolva honra, bondade, tranquilidade, verdade, conhecimento, proteção durante o sono, estabilidade, projeção astral, rituais que envolvam sonhos proféticos, calma, criatividade, paciência, para estabilidade no emprego, sabedoria, poder oculto, proteção, compreensão, fidelidade, harmonia doméstica e paciência.

Índigo: é a cor que representa a inércia; usado para parar pessoas ou situações; destinado a rituais que requeiram um elevado estado de meditação; neutraliza o feitiço lançado por alguém, quebra maldições, mentira ou competição indesejada.

Azul Royal: simboliza e promove alegria e jovialidade; usado para atrair a energia de Júpiter ou para qualquer energia que você queira potencializar.

Azul Claro: cor espiritual; ajuda nas meditações de devoção e inspiração; traz paz e tranqüilidade para a casa.

Branca: é a mistura de todas as cores; usado no alinhamento espiritual, na meditação, rituais que envolvam cura, paz, pureza, alto astral, consagração, clarividência, verdade, força espiritual, energia lunar, limpeza, saúde, poder, totalidade; usado em geral para todos os pedidos e quando você não souber a cor correspondente para o seu pedido.

Laranja: empregada em rituais para estimular energia, alcançar metas profissionais, justiça, sucesso e em geral para a criatividade.

Marrom: usado nos pedidos para localizar coisas perdidas, para melhorar os poderes de concentração e telepatia, proteção de familiares e animais domésticos, equilíbrio, para rituais de força material; elimina a indecisão, atrair o poder da concentração, estudo, telepatia, sucesso financeiro.

Preta: para afastar mau-olhado, limpar a negatividade, abrir os níveis do inconsciente; usado em rituais para induzir um estado de meditação; simboliza a reversão, desdobramento, discórdia, proteção, libertação, repele a magia negra e formas mentais negativas.

Púrpura ou Roxa: atua nas manifestações psíquicas, na cura e nos rituais envolvendo poder, idealismo, progresso, quebra de má sorte, proteção, honra, e para afastar o mal.

Verde: estimula a fertilidade, sucesso, sorte, prosperidade, rejuvenescimento, dinheiro, ambição, saúde, finanças, cura, crescimento, abundância, generosidade, casamento, equilíbrio e harmonia; usadas em geral para desejos de cura e sorte.

Verde Esmeralda: representa o amor, fertilidade e relação social.

Verde Escuro: cor da ambição, cobiça, inveja e ciúme.

Vermelha: exalta a saúde, energia, potência sexual, paixão, amor, fertilidade, força, coragem, vontade de poder, aumento do magnetismo em um ritual; para a superação do medo, preguiça, atingir metas.

Cinza: cor neutra; ajuda a meditação; na magia, esta cor simboliza confusão, mas também neutraliza as forças negativas.

Prateada ou Cinza Claro: poder de influências cósmicas, rituais de honra aos poderes do Sol, remove a negatividade e encoraja a estabilidade; ajuda a desenvolver as habilidades psíquicas.

 ALGUMAS CURIOSIDADES  SOBRE O SIGNIFICADO DO FORMATO

Pirâmide: representa as  realizações materiais.
Cilíndricas: servem para tudo.
Animais: para representar o seu animal protetor ou estimado.
Lua: para acentuar sua energia intuitiva.
Cone ou Triangulares: simbolizam o equilíbrio; tem três planos: físico, emocional e espiritual.
Velas Cônicas: são voltadas para cima e significam o desejo de elevação do homem, sua comunicação com o cosmos.
Velas Quadradas: simbolizam estabilidade na matéria; seus lados iguais representam os quatro elementos: Terra, Água, Fogo, Ar.
Velas em Formato de Estrela de Cinco Pontas: é o símbolo do homem preso na matéria.
Velas Redondas: simbolizam mudança e a energia mais pura do astral, que só a mente superior alcança.

 ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O SIGNIFICADO DA CHAMA

Chama azulada: pede paciência, pois seu pedido logo será realizado.
Chama amarela: sua felicidade esta próxima.
Chama vermelha: seu pedido está sendo realizado.
Chama brilhante: seu pedido está tendo êxito.
Chama que levanta e abaixa: se concentre no seu pedido, pois a sua mente está muito tumultuada.
Chama que solta fagulhas no ar: pode haver algum desapontamento ou aborrecimento antes do seu pedido se realizar.
Chama que parece uma espiral: não comente com ninguém sobre seu pedido, pois alguém próximo poderá atrapalhar.
Chama enfraquecida: é preciso reforçar seu pedido.
Chama que permanece baixa: esta não é ainda a hora de seu desejo se realizar; há uma necessidade de você cuidar primeiro do seu astral.
Chama que vacila: poderão ocorrer algumas transformações (necessárias), antes que seu pedido se realize.

Sempre acendam suas velas com fósforos, nunca com isqueiros. Nos rituais acenda antes uma vela intermediária e com ela acenda as demais. Nunca vire uma vela depois de acesa. Coloque um fósforo, ou outra vela, aceso (a) em baixo dela, para derreter o bastante para você grudá-la no apoio ou castiçal. Você não deve assoprar uma vela para apagar, apague sempre com um apagador ou com os dedos. Considera-se que o sopro é a expressão de nossa Força Vital e que, por isso, não deve ser utilizado para fazer desaparecer o próprio símbolo da vida, que é o fogo. Pode parecer estranho, mas isso tudo é praticado por aqueles que acreditam e pelos que não acreditam nas razões místicas desses atos.

ALGUMAS OUTRAS CRENÇAS:

- VELA QUE NÃO ACENDE DE IMEDIATO
O seu Anjo da Guarda poderá estar com algumas dificuldades, para entender o seu pedido, o astral à sua volta pode estar negativo.

- VELA QUE ESTÁ A ARDER COM A LUZ AZULADA
Indica, nesta altura que tudo o que pediu irá correr bem pois o Bom Anjo o (a) protege Muito Bem.

- CHAMA QUE ARDE INTERMITENTE - Prova que de fato o seu anjo terá algumas dificuldades, mas o seu pedido poderá sofrer algumas mudanças espirituais.

- LUZ QUE ARDE SUBINDO E DESCENDO (INQUIETA)
Significa que está com problemas, você pensa em vários assuntos ao mesmo tempo e que está em perturbação espiritual.

- CHAMA OU LUZ QUE PRODUZ SONS ESTRIDENTES OU SOLTA FAGULHAS
Espiritualmente, o seu Anjo de Guarda, colocará alguém no seu caminho, para comunicar o que pretende, mas preste atenção, antes de ver o seu pedido realizado, poderá sentir-se ansioso (a).

- CHAMA OU LUZ QUE ARDE EM ESPIRAL
Tudo quanto foi pedido espiritualmente o seu Anjo de Guarda absorveu, e levará os seus pedidos a serem realizados.

- CHAMA CUJO PAVIO SE DIVIDE EM DOIS
Os seus pedidos foram feitos de forma muito duvidosa e o seu Anjo de Guarda teve dificuldade em atender aos seus pedidos.

- CHAMA OU LUZ MUITO BRILHANTE
Pedidos feitos com fé e espiritualmente elevados que lhes trará muita sorte, prosperidade, harmonia e triunfo (o seu Anjo de Guarda, está feliz).

- CHAMA OU LUZ FAZENDO A VELA BABAR-SE
Os seus pedidos foram feitos sem fé, em desarmonia espiritual, faz com que o seu anjo sinta dificuldade de realizar os seus pedidos.

- CHAMA COM DIFICULDADES DE QUEIMAR A VELA
Espiritualmente necessita iluminar mais vezes o seu Anjo de Guarda, para poder obter uma boa afirmação, no momento em que acender a vela ao seu Anjo de Guarda.

- CHAMA QUE SE EXTINGUE AINDA COM CERA BASTANTE NA VELA
Será ajudado (a) nos seus pedidos mais difíceis de resolver, mas terá que resolver por si o resto que compete fazer, orar, harmonizar-se para poder obter todas as graças que deseja.

POR QUE AS PESSOAS ACENDEM VELAS PARA REZAR E PARA OS MORTOS?

O homem tem procurado o caminho para “religar-se” com o Plano Divino e para isso, em face de sua pequena visão e limitado conhecimento, faz uso de verdadeiras bengalas e artifícios, a semelhança dos cegos, que podem ser velas, incensos, mantras e orações. São instrumentos usados para obter apoio e estímulo na busca das verdades eternas.

De acordo com a teóloga Virgínia Motta, a luz é um símbolo marcante em praticamente todas as religiões e sempre foi ligada à divindade. Acender velas é uma maneira de chegar mais perto do divino. Segundo a Sagrada Escritura, antes da Criação do mundo tudo era uma grande confusão, o caos, a desordem. Até que Deus mandou que se fizesse a luz (Gn 1, 1-3). Daí em diante, passagens bíblicas atestam: “O Senhor é a minha luz”, ou ainda, “Cristo é a luz do mundo”, explica a teóloga. Vale lembrar que os primeiros cristãos chamavam o batismo de “iluminação”, pelo fato do batizando receber a luz de Cristo. 

Para o cristão é preciso caminhar como filho da luz, pois quem nasceu da luz é luz. Como os santos são pessoas que viveram em plenitude, o “compromisso iluminado” de acender velas para eles é uma forma do crente alcançar o caminho da luz. As velas são usadas no altar desde o século XI, até então elas eram colocadas à frente, dos lados, ou atrás dele. Quanto aos mortos, era costume colocar uma vela benta em suas mãos. Ela deveria ser acesa no momento em que o sacerdote desse início ao rito de encomendação da alma, para que os novos caminhos do falecido fossem iluminados pela luz emanada pelo Cristo Salvador. 

Hoje em dia é costume acender-se velas no dia de finados.

Muitas pessoas ficam impressionadas com as crianças na hora do Batismo. Normalmente desligadas ou barulhentas, ficam extasiadas quando se acendem as velas. A chama os cativa a ponto de querer agarrá-la. Há algo de “cativante” na vela acesa. Nós adultos também captamos este misterioso fascínio da vela, dando-lhe o significado de símbolo. A vela é símbolo da luz.

Essa simbologia da luz desempenhou no mundo cristão importante papel. Antes dos cristãos, foram os romanos a usarem a vela, seguindo, por sua vez, os costumes dos etruscos. Acendiam-se fachos, velas ou lamparinas, durante o culto nos templos, diante das imagens dos deuses, e também nas sepulturas. Os judeus, parece, não usaram velas propriamente ditas, mas apenas candelabros. 

No culto cristão, as velas, assim como o incenso, a música e as procissões, constituem parte de costumes em si indiferentes e que só pelo contexto em que se realizam recebem seu valor e sua finalidade. Digamos que não são essenciais, mas apenas acessórios. Pelo que a história da arte e da liturgia indica, o uso forte das velas, sempre como símbolo da luz divina, aconteceu a partir do século IV ou V.

Quando a arte sacra apresenta uma pessoa falecida ou um santo, com a vela na mão, é para dizer que a cena se passa no céu e não na terra. Da mesma forma, acender a vela “para os defuntos”, expressa o desejo “que a luz perpétua os ilumine”

A vela em si não tem nenhum poder mágico, não “ajuda” o defunto, pois é apenas um símbolo da nossa fé. Quem tem poder e quem “ajuda” é Deus! A Igreja usa as velas na liturgia e incentiva os fiéis a usarem-nas como símbolos, como acessórios, mas não como algo mágico.

O uso de lamparinas ou velas como elementos de culto religioso é uma prática universal na história da humanidade. E a Igreja santificou esse simbolismo prescrevendo o uso de velas na maioria dos cultos. Durante a Missa, por exemplo, devem arder duas ou mais velas, o mesmo acontecendo na administração da maioria dos sacramentos e, embora a vela, em si, não seja um símbolo maçônico, ela está inserida no contexto maçônico desde as Primitivas Assembleias Maçônicas. Primeiro como um meio de iluminação, depois apenas como Ornamentação. Atualmente, em alguns ritos, não há empecilho legal para que as mesmas sejam substituídas por lâmpadas elétricas, o que já está sendo feito na maioria as Lojas. Mas ainda há aqueles que não abrem mão da utilização de velas nas sessões maçônicas.
 
A função da luz é fazer enxergar. Ser luz é ser alegre, alerta, acordado, vigilante, vibrante, cheio de ardor e de fogo. Por isso, ser luz é fazer o mundo enxergar a presença viva de Deus entre nós, num comportamento de amor, verdade, justiça e paz. Esse é o maior significado das velas, representação material de luz.
 

Bibliografia:

1. Dicionário de Maçonaria - Joaquim Gervásio de Figueiredo
2. A Simbologia das Velas - Antônio Carlos Gonçalves Fernandes
3. Internet - diversos artigos de vários autores (a maioria não são artigos maçônicos)


Olá, sou Anna Pon, autora deste blog. 
Conheça meu trabalho de psicografia literária e seja sempre bem-vindo!  


"Vô Benedito nos Tempos da Escravidão" novo trabalho psicografado por Anna Pon. 
Transmitido por Vô Benedito (Espírito)
Já à venda no Clube de Autores e nas melhores livrarias do Brasil
Nas versões impresso e e book acesse o link!



"Maria Baiana e a Umbanda"
Uma psicografia de Anna Pon pelo espirito de Maria Baiana
Disponível nos formatos e book e capa comum, já a venda em
Amazon.com





Publicações pela Editora do Conhecimento

"A História de Pai Inácio" https://bit.ly/3tzR486  

"A Cabana de Pai Inácio"  https://bit.ly/3nlUKcv


"Carmem Maria" https://bit.ly/3z0tLp4




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Flores para os Orixás

São José - Sincretizado com Xangô

Firmeza e Assentamento (Umbanda)