Umbanda X Quaresma




Umbanda X Quaresma


Olá! E está aberta mais uma temporada de Umbanda X Quaresma, todo ano a mesma coisa, poucos buscam compreender, a fundo, a questão que começa bem simples: Quaresma é o período de quarenta dias que antecede a Páscoa Católica/Cristã e não é fundamento de Umbanda, a menos que...agora a coisa se complica, sabe por que? Bem, sabemos que cada casa de Umbanda tem seu ritual/litúrgica próprios e que cada uma se baseia, mais ou menos, em outras religiões, se por acaso, conhecemos uma casa de Umbanda que seja fortemente influenciada pelo catolicismo, lá encontraremos orientações quanto à quaresma, muito semelhantes àquelas colocadas pelas igrejas católicas. Alguns terreiros nem abrem suas portas no período, outros tem programação interna e por ai vai.

Se a casa de Umbanda que frequentamos respeita o período, mas segue suas atividades normais, ela certamente é pouco influenciada pelo catolicismo, religião predominante no Brasil.

Dito isto, me pergunto: Pra que o povo discute tanto? Por que temer aberturas de portais negativos quando vivenciamos a negatividade diariamente? A Umbanda nos orienta a orar e vigiar todos os dias independentemente de datas especificas, nossos trabalhos semanais lidam com forças altamente negativas, tóxicas, que exigem disciplina, concentração e muita humildade para que possamos ser efetivos colaboradores da espiritualidade, principalmente nestes últimos tempos, palco de inúmeras tragédias e dificuldades, portanto, nós Umbandistas, precisamos nos preservar, ou até mesmo recolher na quietude, se for o caso, semanalmente e durante o ano todo. Vamos pensar nisso?

Respeitamos o período da Quaresma, a passagem de Jesus pela Terra, aproveitamos os preços dos peixes em promoção nessa época, é claro e adoramos ovos de páscoa, porém, somos Umbandistas, sendo assim temos o dever de respeitar a fé católica e seguir na nossa compreensão dos eventos que nos convocam ao trabalho, arrisco dizer que diariamente.

Que seja um bom período aos nossos irmãos católicos, que a essência dessa tradição não se perca e, quanto a nós, Umbandistas, resta sempre esclarecer que não seguimos tal tradição, acredito que isto baste sem discussões ou filosofias do tipo fogo de palha.

Abraço fraterno, axé, saravá!
Anna Pon

Comentários

  1. Obrigado pelos valiosos conhecimentos...procurava um pouco mais de conhecimento sobre esses valorosos falangeiros Africanos.meu fraterno Saravá!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Flores para os Orixás

São José - Sincretizado com Xangô

Firmeza e Assentamento (Umbanda)