Lògun nos ensina como lutar sem perder a ternura (Comparativo a sr.Megê - por Anna Pon)




 Lògun nos ensina como lutar sem perder a ternura

È preciso ser forte para viver as asperezas de vida ocidental, vivemos tempos difíceis, tempos sombrios, tempos de lutas, em uma sociedade onde você precisa ser mais forte, mais veloz, mais alto, ganhar mais, ser mais e dar mais, é muito difícil lutar sem se endurecer, sem ver o que a gente vê, passar o que a gente passa e não perder a ternura.
Mas Lògun vive, Lògun vive para nos mostrar que podemos ser tudo isso e ainda assim ser gentil, doce e terno.

Recrutado pelo exercito de Ogun ainda muito jovem, Logun se destacou tornando-se o braço direito de Ogun, passou a liderar incursões e batalhas muito duras. Assim como Ogun ele era conhecido como Alada Mejí (Guerreiro de duas espadas), seus versos e orikis falam dessa dualidade, retratando sua força e sua fúria ao mesmo tempo em que relata sua Gentileza e elegância:

“Saia do seu caminho, em fúria ele despedaça o inimigo, recolhe o corpo e empina o nariz”
“Belo até na voz, homem esbelto que se veste com elegância”

Trechos de oriki Logun

Podemos perceber nessas traduções como logun apesar de ser um guerreiro impiedoso, mantinha sua ternura e gentileza, sendo filho de Osun não tinha como ser diferente e que assim sejamos nós, guerreiros, fortes e gentis.

Que não nos falte a força e bravura, mas que também não esqueçamos que o amor cura, e que a ternura nos possibilita ver as coisas belas da vida.

Logun Gbè mi o!!
Orixá e seus conhecimentos


Ao me deparar com o texto acima, que aliás, desconheço a autoria, talvez seja apenas da página "Orixá e Seus Conhecimentos", imediatamente me lembrei de Ogum Megê (entidade de Umbanda que há muitos anos me elegeu como médium).

Seu olhar é forte, profundo, penetrante, faz uma "leitura" da pessoa nos breves instantes que a observa. De gestos fortes, precisos, é uma entidade de bravura incomparável. Seu trabalho vai além da nossa compreensão. Só quem esteve com ele sabe e sente a força e a luz que carrega, apesar de tudo isso, traz consigo um olhar bondoso, gentil, fala mansa, cuidadoso com as palavras, mas certeiro nas ações.

Sempre digo que é o Ogum mais gentil e amoroso que conheço, além de ser elegante nos gestos. Acredito que todo guerreiro de fato é assim: bravo, valente, seguidor da Lei e da Ordem, como é Ogum Maior (Orixá). Disciplinado, faz seu trabalho, honra seu compromisso combatendo todo o mal ao mesmo tempo é respeitoso, doce até em alguns momentos.

Em certas ocasiões, sinto, trabalhando com ele, a empatia que sente, a tristeza quando percebe que alguém está perdido em suas ilusões. Ele respeita muito todas as pessoas, mesmo aquelas que se apresentam como inimigos declarados, seu olhar tem compaixão, mas mesmo assim, faz seu trabalho, cumpre seu dever sem contaminar seu coração, sua essência boa e luminosa.

Um Salve a ele e a todos os Oguns que cumprem a Lei Maior de Deus, nosso Pai Criador.

Anna Pon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São José - Sincretizado com Xangô

Flores para os Orixás

Firmeza e Assentamento (Umbanda)