A melhor Umbanda


A melhor Umbanda

Quem pode dizer qual é a melhor forma de praticar a Umbanda?

Quem pode dizer que o terreiro que frequenta pratica a verdadeira Umbanda e que nele a Umbanda é Branca ou é a Umbanda do Bem ou ainda a verdadeira Umbanda?

Casos a parte existem nos quais o nome da Umbanda serve de fachada para praticas menos dignas. Sabemos disso e lamentamos, porém falo de Umbanda e não de pseudo Umbanda e espero que em breve todos possam conhecer a Umbanda para não confundi-la ou mescla-la à outras religiões como o Candomblé, por exemplo.

Voltando ao tema: " A melhor Umbanda", penso que seja infantil acreditar que o terreiro que frequentamos é o melhor e os outros apenas outros.

Sempre compreendi a Umbanda como única, mas praticada de diferentes formas conforme instruções da espiritualidade, necessidade de seus dirigentes ou ainda público ao qual se destina cada núcleo.

Por ser abrangente, a Umbanda reúne em si, em seu todo Maior, diferenças de casa para casa justamente, penso eu, por ter uma visão muito maior do que a nossa sobre as necessidades de seus filhos reunidos sob um mesmo teto a fim de progredirem juntos pelas vias generosas da Umbanda que a todos acolhe sem distinção. Por isso e por muito mais, creio eu, existe e precisa existir formas diferentes de praticar a Umbanda sem com isso perder sua essência fundamental que é servir ao próximo e a si mesmo através da caridade tendo como recurso a mediunidade, ou seja, o intercâmbio entre mundos.

A melhor Umbanda, portanto, é aquela que nos toca o coração, seja ela mista ou não. Digo mista porque alguns terreiros praticam a Umbanda com enfoque no espiritismo, por exemplo, ou ainda com muito da herança do Candomblé e por ai vai, porém, seja lá como for, a melhor Umbanda é e sempre será a que nos torna pessoas melhores, mais cientes e conscientes sobre as questões da vida e de nosso cotidiano.

Creio seja ir na contra mão dos ensinamentos pregados pela Umbanda, através da espiritualidade, a questão do preconceito, portanto, subestimar outro terreiro que não seja o de sua preferência, significa que pouco ainda se absorveu da religião escolhida, no caso, a Umbanda.

A espiritualidade que tudo vê e que quase tudo sabe, tem suas razões para reunir grupos com necessidades diferentes dentro de uma mesma bandeira, ou religião. Tanto é assim que o Catolicismo, por exemplo, tem algumas vertentes ou maneiras diferentes de alcançar grupos com prioridades específicas e o mesmo ocorre com a Umbanda, cada grupo tem sua necessidade, não está junto por acaso e pratica a Umbanda de maneira mais adequada à essas necessidades específicas.

Dizer que a "minha" Umbanda é melhor do que a sua é bobagem, infantilidade, falta de compreensão sobre a real missão da religião nessas terras brasileiras, desconhecimento de causa, eu diria. Por essas e por outras é que o estudo se faz necessário; compreender para praticar melhor e para se fazer respeitar pelas vias do conhecimento, da clareza de ideias e ideais.

Sendo assim encerro dizendo que a Melhor Umbanda é a que nos religa ao Pai, aos Mestres do Amor, da Caridade e da Paz. 

Essa é a melhor Umbanda, a que habita em nossos corações, que nos ensina a respeitar o próximo seja ele quem for e como quer que esteja, que não nos impõe nada, mas que apenas nos convida a refletir quantas vezes sejam necessárias.

A melhor Umbanda é a que nos ensina o perdão, o amor, a coragem e estimula nossa fé seja ela praticada da forma que for, isso não importa porque o bom livro não se conhece pela capa.

Anna Pon


Olá, sou Anna Pon, autora deste blog. 
Conheça meu trabalho de psicografia literária e seja sempre bem-vindo!  


"Vô Benedito nos Tempos da Escravidão" novo trabalho psicografado por Anna Pon. 
Transmitido por Vô Benedito (Espírito)
Já à venda no Clube de Autores e nas melhores livrarias do Brasil
Nas versões impresso e e book acesse o link!



"Maria Baiana e a Umbanda"
Uma psicografia de Anna Pon pelo espirito de Maria Baiana
Disponível nos formatos e book e capa comum, já a venda em
Amazon.com





Publicações pela Editora do Conhecimento

"A História de Pai Inácio" https://bit.ly/3tzR486  

"A Cabana de Pai Inácio"  https://bit.ly/3nlUKcv


"Carmem Maria" https://bit.ly/3z0tLp4




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Flores para os Orixás

São José - Sincretizado com Xangô

Firmeza e Assentamento (Umbanda)