Umbanda praticada e Umbanda ensinada (tem diferença?)






Umbanda praticada e Umbanda ensinada 
Por Jorge Scritori 

Dar um tratamento digno, de uma grande religião, à Umbanda, às vezes é muito difícil. 

Como religião, ela engloba a diversidade no sentido mais amplo da palavra, e essa mesma diversidade gera uma gama de conflitos e desentendimentos. A liberdade para o Umbandista é imensa, quando não rixada por algum indivíduo, se faz o que quer e como quer. 

Olhando o perfil de outras potências religiosas como o Cristianismo e o Islamismo, também há ramificações, diferenças e padrões de expressões religiosas, no entanto, um consenso comum: O conhecimento. 

Toda grande religião tem a sua escola preparatória, responsável pela multiplicação do saber e a expansão da tradição. Na Umbanda, o processo é bilateral, ou seja, de um lado temos o modelo de Umbanda praticada, isto é, aquela aplicada dentro do trabalho, em que você aprende com o Preto-Velho, com o Caboclo, juntamente com a orientação da esquerda. Tudo acontecendo no universo da gira, ao mesmo tempo. É como correr atrás da bola até aprender a jogar. 

Cresci assim, fui feito assim, amo muito tudo isso! (olha a propaganda, rs). De outro lado temos o processo de inovação, como por exemplo o surgimento das escolas-templo. Locais consagrados e preparados para o mesmo trabalho: o aprendizado de ponta de congá, com as incorporações, e também a estrutura de cursos, que permite um aprendizado livre de vínculos, com oportunidade de crescimento e aperfeiçoamento espiritual. (Amo mais ainda!)

 Muitos batem em cima desse modelo em função do valor cobrado pelas atividades que são de ensino, e não práticas convencionais de trabalho espiritual. Todo conhecimento se auto protege! E conhecimento tem valor! Desconheço o processo de habilitação gratuito, seja no ensino médio ou superior. Já que até a rede Estadual tem seu custo de manutenção, que é pago com os NOSSOS impostos.

 As duas correntes são verdadeiras, as duas formas atendem a um propósito superior! 

Quando encontro alguém que foi vítima de alguma mãe do poste (aquela que traz amarrado, atado e enforcado em 24hrs, por uma merreca de 500,00 reais), penso o quanto uma boa orientação, seja na Umbanda praticada, ou no conhecimento adquirido na Umbanda ensinada, teria desviado a pessoa desse tipo de coisa (não tenho coragem de chamar de trabalho). Não importa se no seu trabalho são usadas guias ou não! Não importa se no seu trabalho vai chapéu ou capa! Não importa se na sua casa tem aulas de preparação mediúnica! O que importa, realmente, é saber e perceber se estamos cumprindo o nosso papel: 

Fazendo o bem e ensinando o povo a rezar, a trapacear a dor, levantar a cabeça e recomeçar!

 Umbanda ensinada e Umbanda praticada são os dois lados de uma mesma moeda. 

Reflita! 


Olá, sou Anna Pon, autora deste blog. 
Conheça meu trabalho de psicografia literária e seja sempre bem-vindo!  


"Vô Benedito nos Tempos da Escravidão" novo trabalho psicografado por Anna Pon. 
Transmitido por Vô Benedito (Espírito)
Já à venda no Clube de Autores e nas melhores livrarias do Brasil
Nas versões impresso e e book acesse o link!



"Maria Baiana e a Umbanda"
Uma psicografia de Anna Pon pelo espirito de Maria Baiana
Disponível nos formatos e book e capa comum, já a venda em
Amazon.com





Publicações pela Editora do Conhecimento

"A História de Pai Inácio" https://bit.ly/3tzR486  

"A Cabana de Pai Inácio"  https://bit.ly/3nlUKcv


"Carmem Maria" https://bit.ly/3z0tLp4






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Flores para os Orixás

São José - Sincretizado com Xangô

Firmeza e Assentamento (Umbanda)