Magia das Pedras e Umbanda



Magia das Pedras e Umbanda


Vemos Caboclos, Pretos velhos e outras entidades se utilizarem de colares de pedras e outros elementos minerais, usam pedras dentro de alguns pontos riscados e até trabalham muitas vezes com uma pedra na mão. 

O Assentamento de forças de um terreiro tem seu ponto forte numa pedra – o Otá – que fica geralmente abaixo do altar. 

A Tronqueira de um terreiro é assentada com elementos identificados e solicitados pelo guardião e guardiã deste templo. No entanto é comum solicitarem o uso de pedras e mais ainda a larga utilização de pedras pretas para Exu e vermelhas para Pomba Gira. 

Assim muitos Exus se utilizam de Mica Preta, Turmalina Negra, Ônix Negro, “Vassoura de Bruxa”, Quartzo Negro, Estaurolita e outras. 

Pomba Gira usa Mica Rosa, Ágata de Fogo, Granada e outras. 

Podemos ainda fazer uma relação de pedras e Orixás como: 

Oxalá – Quartzo Branco 
Logunã – Quartzo Fume Rutilado 
Oxum – Quartzo Rosa ou Ametista 
Oxumaré – Fluorita ou Opala 
Oxóssi – Quartzo Verde ou Esmeralda 
Obá – Madeira Fossilizada ou Calcedônia 
Xangô – Jaspe Vermelho, Pedra do Sol ou Marrom 
Iansã – Citrino 
Ogum – Granada, Rubi, Sodalita ou Hematita 
Egunitá – Calcita Laranja, Topázio ou Ágata de Fogo 
Nanã – Ametrino ou Rubelita 
Obaluayê – Ametista ou Turmalina Negra 
Iemanjá – Água Marinha, Zircão ou Diamante 
Omulu – Ônix Negro 

Também podemos relacionar os orixás com minérios: 

Oxalá – Estanho ou Ouro 
Logunã – Estanho 
Oxum – Ouro, Cobre ou Pirita 
Oxumaré – Antimônio 
Oxóssi – Manganês 
Obá – Hematita 
Xangô – Pirita ou Ouro 
Iansã – Níquel 
Ogum – Ferro, Hematita ou Limonita 
Egunitá – Magnetita 
Nanã – Prata 
Obaluayê – Cassiterita 
Iemanjá – Platina 
Omulu – Molibidênio 

Vemos que algumas pedras ou minerais são compartilhados, como por exemplo a Ágata de Fogo posso usar para Egunitá, Xangô, Ogum e Pomba Gira pois estes três Orixás e Pomba Gira vibram no vermelho e encontram recursos nesta pedra, assim como em outras. 

Da mesma forma que de dá com os vegetais, os minerais não são exclusivos deste ou daquele Orixá. Mas encontram eles melhores recursos numa ou noutra pedra dependendo de qual ação vai se realizar. 

Algumas Pedras podem estabelecer uma relação de afinidade com certa força da natureza facilmente identificada por sua cor, o que facilita sua utilização na Umbanda e em Magia de Forma geral. No entanto, um estudo acerca da composição química de algumas pedras pode nos ser útil. Não sou um especialista em pedras (Alexandre Cumino), nem um “litoterapeuta”, mas tive bons mestres. 

Em Magia das Pedras fui iniciado por Rubens Saraceni, e no conhecimento de algumas pedras aprendi um pouco com minha irmã na fé Angélica Lisante que desenvolveu curso e técnica de “Litoterapia”. 

Também conto com um grande irmão chamado Ricardo Luiz, profundo conhecedor da utilização mágica das pedras. Por este fato algumas das informações que passo recebi de meu mestre, de alguns irmãos ou literatura que se possa confiar. No que interessa à composição química de algumas pedras e que aprendi com Angélica Lisanti, lembro que a Pirita, o ouro de tolo, que é uma excelente pedra para Oxum, também é uma pedra que contém enxofre, logo não deve ser colocada no banheiro. 

O Citrino “Amarelão” que compramos em sua maioria é Ametista queimada, que ao ser submetida em uma temperatura muito elevada muda de cor do Violeta para o amarelo, logo sua composição química não é original desta vibração, mas podemos usar suas qualidades referentes ao amarelo, tanto para Oxum quanto para Iansã. 

A Pedra do Sol que encontramos facilmente à venda e que parece uma massa de “purpurina” não é natural, podemos encontrá-la em todas as cores e é fabricada em um Mosteiro Italiano. Existe sim a verdadeira Pedra do Sol, mais difícil de encontrar e mais cara também, assim como o Citrino Real. Cada vez fica mais difícil identificar as pedras naturais, pois os chineses dominam este mercado e fabricam em escala industrial vários tipos de pedras quase idênticas as naturais. 

Os Orixás não se limitam a esta ou aquela cor, existem sim cores em que eles vibram com maior intensidade um de seus mistérios, contudo embora Ogum vibre no vermelho pode vibrar no azul escuro. Assim como Xangô vibra no marrom pode vibrar no vermelho, Oxum pode vibrar no rosa, amarelo, azul claro e escuro. Omulu no roxo ou no Branco/Vermelho/Preto. E Oxumaré que é em si o mistério das cores vibra em todas elas, é trabalhado com as sete cores do arco-íris ou com sete cores diversas, podendo ainda se identificar com o Azul Turquesa. 

Podemos dizer que se não fosse o mistério de Oxumaré o mundo seria algo totalmente sem cor e daí cada um que imagine até onde vai este mistério das cores, não apenas no visual, mas no que despertam em nossa razão e emoções. Afinal quando estamos alegres vemos tudo colorido não é? E as crianças se identificam demais com um “Mundo Colorido”... Há muito ainda para estudar e aprender em cada um dos infinitos mistérios que envolve cada Divindade – Trono – Orixá na Criação. Assim como estes mistérios transcendem a Umbanda, a Magia Divina também a transcende, está aberta a todos que queiram estudar e praticar, adquirindo uma nova ferramenta para ajudar a si e ao próximo. 

Na Magia Divina das Sete Pedras Sagradas aprendemos como adentrar nesta realidade, como trabalhar com o poder mágico das pedras, que se diferencia em muito de seu uso energético apenas, pois em magia por exemplo as pedras não se carregam de energias negativas. Trabalhamos com invocações, abertura de mistérios e portais por meio dos quais as pedras são como chaves de acesso a outras dimensões nas quais se descarregam energias negativas e outras que nos alimentam de energias positivas. 

Para concluir afirmo que só ministro cursos de Magia Divina porque sua prática já fez e faz muita diferença em minha vida. 

Não assumimos a postura de dar depoimentos ou contar milagres realizados na prática destas magias, mas todos que já tiveram um mínimo de contato com as pedras sabem ou imaginam seu poder. Muitos nem sabem o porque de tantas pedras que compram ou ganham, apenas fazem questão de mantê-las em sua proximidade. Para quem se interessa em literatura que venha a abordar a questão, recomendo: 

Magia Divina das Sete Pedras Sagradas – Rubens Saraceni e Editora Madras 
Código de Umbanda - Rubens Saraceni e Editora Madras 
Templos de Cristal - Rubens Saraceni e Editora Madras 
Cristais e os Orixás – Angélica Lisante e Editora Madras 
Magus – Francis Barret – Ed. Mercúrio


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