Bater Cabeça ( o que significa)

 



Bater Cabeça ( o que significa)


Bater cabeça, na Umbanda, significa saudar o sagrado encostando a testa no chão ou altar. Varia de uma casa para outra. Cada casa adota seu próprio ritual e liturgia.

Quando vamos pela primeira vez a um terreiro, o ideal é observar o comportamento dos demais por respeito à casa que se visita.
  
Bater cabeça, portanto, significa saudar, reverenciar, respeitar, entregar-se ao sagrado, amor, devoção e religiosidade.

Médium de Umbanda bate cabeça porque se entrega ao trabalho com fé, confiança na espiritualidade e nos guias que o assistem.

Batemos cabeça onde sentimos confiança, mas acima de tudo para nossa mãe Umbanda que mesmo diversa, é uma só energia

O gesto é muitas vezes intuitivo porque sabemos, dentro de nós, o que significa reverenciar e se doar à uma religião que amamos. Explicações, às vezes, são desnecessárias e não atingem a profundidade do sentimento que o gesto proporciona.
 
Bater cabeça também é um gesto de humildade, se feito de coração, com verdade de intenções. O gesto, porém, não é exclusividade da Umbanda, outras religiões o adotaram a muito tempo tendo sempre como significado o respeito, a hierarquia, a devoção. O gesto inspira a fraternidade e torna o ambiente do templo bem estruturado, disciplinado.

O gesto vem acompanhado de alguns detalhes como: estar deitado ou ajoelhado, com as mãos para a frente ou para trás, quantas vezes encosto a testa no chão, o que pensar ou mentalizar durante o ato. Todos esses detalhes variam de casa para casa. O ideal é conversar com o Dirigente que é responsável pela ritualística em seu templo.

O mais importante, porém, está no intimo de cada um. É dentro do nosso coração que descobrimos o quanto o gesto significa para nós.

Como exemplo há os que saúdam ao bater cabeça  “Olorum, Oxalá e Ifá” considerado a santa trindade na Umbanda ou mesmo saudando “Deus, Orixás e Guias” e há quem toque a cabeça de frente, depois para a direita e para a esquerda, saudando o “Alto, Direita e Esquerda”. 

Pode-se tocar a cabeça três vezes apenas pela força mística e “cabalística” que envolve o numero três; multiplicador e potencializador de todos os atos ritualísticos.  

Alguns antes do gesto fazem o sinal da cruz no chão ou em si, que também é um ato de saudação e respeito. Batemos cabeça em nosso Altar e no Altar dos terreiros em que somos visita, em sinal de reconhecimento da energia e vibração daquela casa. 

Quando batemos cabeça ao dirigente estamos reconhecendo sua hierarquia, sua investidura espiritual, outorga de trabalhos e declarando nossa entrega a seu trabalho, reconhecendo a importância do mesmo. 

Bater Cabeça é um gesto simbólico que faz parte do ritual de Umbanda, gesto este repetido nas mais variadas formas de se praticar a religião.

Anna Pon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Características dos filhos dos orixás, personalidade dos filhos de Oxalá, Yemanjá, Oxum, Ogum, Oxossi, Yansã, Xangô

Orixá de Frente – Orixá Adjunto – Orixá Ancestral – A natureza humana -

Firmeza e Assentamento (Umbanda)